JORGE RENDÓN VÁSQUEZ: Castillo, o segundo turno das eleições presidenciais e os trabalhadores peruanos


        É a primeira vez na história do Peru que um operário indicado para a presidência da República, venceu no primeiro turno e está emergindo como vencedor do segundo.
        Desde sua origem, a República peruana tem sido governada, quase inteiramente, por personagens brancos das classes que possuem maior poder econômico. Como aconteceu durante os três séculos de dominação hispânica, na República o poder do Estado continuou a ser exercido pela casta branca, enriquecida pela exploração dos trabalhadores do campo e da cidade.
        Esses trabalhadores eram índios, mestiços, negros e pardos, e foram totalmente excluídos da educação, cultura, vida política e das atividades mais importantes da economia. O desenvolvimento do capitalismo, desde o final do século XIX, fez com que a classe trabalhadora aparecesse, constituída a princípio quase inteiramente por mestiços. Então os índios e as chamadas pessoas de cor foram incorporados a ele. Mas a casta branca rica continuou a considerá-los inferiores e com direitos reduzidos e, por causa dessa exclusão, permaneceu no monopólio do governo. No entanto, esses trabalhadores e seus filhos alcançaram o ensino fundamental, depois o ensino médio e, a partir de meados do século XX, muitos foram promovidos à educação universitária e integrados às classes trabalhadoras, incluindo a nova classe profissional.

Castillo, o Homem do Chapéu Campesino

        Um desses trabalhadores, o homem de chapéu de camponês, alguém como você, agora aspira à presidência da República, e, portanto, emerge como o protagonista de uma profunda mudança no Peru.
        Isso representa certos deveres para os trabalhadores, tanto durante a campanha restante quanto mais tarde, se ele se tornar presidente da República.
        Os trabalhadores têm muitas exigências pendentes.
        O status legal que alcançaram com as reformas sociais do governo Velasco Alvarado, de 1968 a 1975, foi minado e reduzido pelo governo de Alberto Fujimori nos dez anos que governou e mais tarde, com os governos de Alejandro Toledo, Alan García, Ollanta Humala e Pedro Pablo Kuczynski. Todos esses presidentes e seus regimes obedeceram às instruções e ordens do poder empresarial, para os quais eram seus gerentes de relações industriais.

Legislação trabalhista

        Para consolidar tal legislação trabalhista prejudicial, certos dirigentes sindicais, em conluio com o poder empresarial, lançaram a ideia de resumir toda a legislação trabalhista em uma lei ou código geral do trabalho, e começaram a jogar essa partida amigável com os representantes dos empregadores. Foi preciso muito trabalho teórico e prático, apoiado por inúmeras bases sindicais, para lançar este projeto.
        No entanto, os dirigentes sindicais entregaram esse projeto à candidata Veronica Mendoza, que provou desconhecer tudo relacionado às relações de trabalho e seguridade social, e, com isso, contribuiu para relegá-la ao sexto lugar no primeiro turno, que era o que o poder empresarial queria.
        Não tinha a sinceridade, honestidade e vontade do candidato trabalhador que havia levantado as questões econômicas e sociais de outra forma.
        O professor havia dito que promoverá apenas a modificação do que é prejudicial ou inconveniente para o nosso país e seu povo.
        Nesse sentido, pode-se entender que, no campo das relações de trabalho, não há necessidade de alterar toda a legislação trabalhista, mas apenas o que precisa ser alterado, tanto no campo das relações individuais quanto coletivas, quanto em questões processuais e na administração pública do trabalho, especialmente nas inspeções.
        É responsabilidade dos dirigentes sindicais e professores do direito do trabalho que estão com eles identificar as regras que precisam ser alteradas ou modificadas, seja pelo Congresso da República, por meio de leis, seja pelo Executivo, por meio de decretos supremos; e também no campo da seguridade social: saúde e pensões.
        E, nisso, não deve haver ônus, como aconteceu, em certos casos, no passado, quando alguma figura progressista estava no comando do trabalho.

Interesses pessoais e em grupo

        Para certas pessoas você tem que atacar com tudo contra um amigo ou uma pessoa condescendente com o poder, exigindo o que você pode ou não fazer, enquanto você não mexe contra os funcionários de um governo tirânico disposto a reprimi-los sem que levem em conta, uma forma de provocação que o poder empresarial geralmente usa, valendo-se de certos assuntos e grupos políticos.
        A maturidade dos trabalhadores e de seus líderes se expressa pela racionalidade de suas abordagens, após estudar cada questão em profundidade e manter a convicção de que a política é a arte do necessário e do possível.
        E, ainda mais diante de um cenário constituído por um Congresso da República dispersado em 10 blocos heterogêneos, dos quais o Peru Livre, o movimento amigo dos trabalhadores, tem apenas 37 representantes de um total de 130.
        Não podemos perder de vista o fato de que na Constituição atual há uma regra parasitária que permite que a Presidência da República seja desocupada por "incapacidade moral", uma figura jurídica sem definição que permite aos parlamentares destituir o presidente da República do cargo sem motivo ou disfarçando qualquer intenção malévola com a acusação de incapacidade moral.
        É, portanto, dever cívico dos trabalhadores mobilizar para que todos os seus companheiros, parentes, amigos e as pessoas de seus bairros e localidades, na cidade e no campo, vão votar no segundo turno no homem do chapéu campesino, e que eles não caiam na armadilha de um voto em branco ou nulo; e, da mesma forma, avisar a todos que o candidato adversário é o cartão do poder empresarial para que não haja mudança no Peru e para que eles continuem a explorá-los e desprezá-los ao seu gosto talentoso.
        Deve ser dever dos trabalhadores permanecer vigilantes para defender o professor do chapéu campesino e líder sindical.


Mais alguma coisa:

        Minhas lembranças de que as 8 horas diárias de trabalho no Peru foram uma demanda alcançada em 15 de janeiro de 1919 por uma greve geral em Lima e Callao, organizada por discípulos operários de Manuel González Prada, e que 1º de maio foi consagrado como o dia do trabalhador pela Primeira Internacional em sua reunião em Paris em 1889, para lembrar os 5 trabalhadores enforcados em Chicago, em 1887, por lutar pela jornada de 8 horas.

Comentários