
A recente reunião ministerial extraordinária da OPEP em Caracas é um marco em quase meio século de existência. Pela primeira vez um chefe de Estado abre uma conferência com um discurso político militante, rompendo com a tradição tecnocrática da OPEP, o presidente Chávez teve a coragem de afirmar que haveria o fim do imperialismo americano, depois de lembrar que a OPEP era anti-imperialista e anticolonialista.
Que jornada em 3 anos. Em março de 2003, véspera da invasão do Iraque, o secretário-geral da OPEP declarou que garantiria o nível de produção e seu fluxo para os Estados Unidos, apesar da iminente guerra de agressão contra um país irmão, membro fundador da OPEP, o secretário-geral era Ali Rodríguez Araque, atual ministro das Relações Exteriores.
As palavras de amizade do presidente são muito reconfortantes para mim, na atual situação dura de isolamento geográfico desde 5 de Janeiro, privado de ajuda legal, pois meus advogados não podem vir me ver em relação aos vinte casos que tenho em Paris, nem mesmo o Dr. Coutant, minha esposa. A situação atual da OPEP mostra que, com exceção do Irã e do Iraque, aqueles que inverteram os papéis, os protagonistas são os mesmos, mesmo a Venezuela, que em 2003 ainda produzia petróleo antes dos ianques.
Sede da OPEP, Viena, em 21 de dezembro de 1975
Sou o único protagonista desta histórica operação estrangeira, de glorioso caráter internacionalista, da Resistência Palestina, que teria interferido desde sua concepção, em todas as suas etapas, preparação, execução e acompanhamento, pós-operatório, segurança, logística e diplomática. Também sou seu planejador e comandante militar.
Portanto, tenho autoridade para fazer um relato detalhado do seu desenvolvimento.
- Destinatário: Coronel Muammar al-Gaddafi
- Coordenação estratégica: Kamal Kheir Beik⁽¹⁾
- Concepção: Dr. Waddie Haddad
- Planejamento: Ilich Ramírez Sánchez
- Coordenação europeia: Wilfried Böse
- Coordenação árabe: Anis al-Naqqash, Kamal Kheir Beik, de confissão alauita⁽²⁾, era originalmente de Qardaha⁽³⁾, vizinha da família al-Wahhish⁽⁴⁾ (hoje chamada al-Assad); na escola, dividia seu banco com Rifaat al-Assad⁽⁵⁾. Kamal foi condenado à morte por contumácia, por conta do ataque mortal a Adnan al-Malki⁽⁶⁾ em um estádio de futebol em Damasco em 1955.
A operação da OPEP começa com Kamal, membro do conselho supremo da Partido Social Nacionalista Sírio, também fundador de uma segunda organização com o nome de Setembro Negro⁽⁷⁾, juntamente com Fouad El Chemali⁽⁸⁾, Fouad Awad⁽⁹⁾, e Ali Hassan Salameh⁽¹⁰⁾, graças ao milhão de dólares contribuídos por Yásser Arafat⁽¹¹⁾.
No final de outubro de 1975, Kamal é recebido em Trípoli pelo Guia da Revolução Líbia "Irmão Coronel Muammar al-Gaddafi", que lhe propõe... lhe pergunta se ele pode organizar a futura "operação da OPEP" no dia 20 de dezembro, oferecendo-lhe informações, armas e despesas.
Kamal responde: "Impossível, não há tempo suficiente... só Carlos poderia eventualmente preparar tal operação em tão pouco tempo".
A primeira motivação de Gadaffi: a Arábia Saudita estava derrubando os preços do petróleo bruto.
Kamal também se reúne com o chefe de gabinete, coronel Abu Bakr Yunes Khaber, responsável pelas relações internacionais da União Socialista Árabe (partido único copiado do partido pan-árabe de Gamal Abdel Nasser), encarregado de manter contato, que lhe dá 30 mil dólares para despesas iniciais e por sua viagem a Aden (capital da República Democrática Popular do Iêmen, hoje unificada com o norte do Iêmen). No início de novembro, Kamal pousa em Khormaksar⁽¹²⁾,e imediatamente se reúne comigo. Aceito sua proposta, com a condição de que ela fosse aprovada pelo nosso histórico chefe Wadih Haddad (Abu Hani)⁽¹³⁾ ,que nos diz que: "essas pessoas não são sérias" e me pergunta se o tempo era suficiente. Tendo eu, nesse meio tempo, discutido a operação com Wilfried Böse⁽¹⁴⁾, respondo "Sim, se começarmos a nos mover imediatamente".
A condição estabelecida por Abu Hani foi que os líbios fornecessem informações e armas, recusando-se a pagar as despesas operacionais, para que não pudessem eventualmente se safar com piruetas monetárias. O FPLP cobriria todos os custos. Ele me dá uma delegação completa de poderes, e eu parto para Beirute com uma carta de sua mão para Abu Mohammed, chefe administrativo de operações externas da PFLP, membro do comitê central. Chego com Wilfried no aeroporto de Beirute, no meio da guerra civil; Vamos direto para a casa de Kamal. Então Wilfried ficará com nossos camaradas da RAF (Fração do Exército Vermelho), que estavam sob a proteção de Abu Hassan.
Abu Mohammed me dá 23 mil dólares dos primeiros 50 mil que eu peço.
Dou instruções para trazer Yussef de Bagdá, um especialista em explosivos palestino de minha total confiança.
Kamal vai incógnito a Damasco, para se reunir na embaixada líbia com Hassuna al-Chauch, atual vice-ministro das Relações Exteriores da Líbia, que confirma que armas e informações estarão muito em breve em Viena, e lhe dá 100 mil dólares para despesas operacionais.
Prudente, Abu Mohammed (que não é um lutador), suspende o financiamento, porque os líbios não tinham fornecido as informações necessárias.
Kamal, Fouad Awad, Wilfried e eu decidimos aproveitar esta oportunidade histórica.
Peço a Kamal que dê 40 mil dólares ao Wilfried para viajar para Zurique.
O libanês de 16 anos, um garoto de tipo europeu nomeado por Kamal para se juntar ao comando, foi morto no Kura (norte do Líbano) com todo o pelotão que comandou, em uma emboscada pelas Forças Libanesas. Kamal o substitui por Joseph, seu fiel guarda-costas, suboficial dos fuzileiros navais. Kamal traz Anis al-Naqqash⁽¹⁵⁾, que será o meu segundo.
Cheguei a Viena no mesmo trem de Zurique que estavam Wilfried e Hans-Joachim Klein⁽¹⁶⁾, que ia substituí-lo no comando, porque apesar de suas capacidades militares (eu o treinei pessoalmente), eu me recusei a colocá-lo em perigo, pois naquela época, Wilfried era de fato o líder de todos os guerrilheiros alemães, e eu o vi como meu sucessor na luta, no caso de eu cair em combate.
Anis viaja para Berna, para a casa de seu tio, embaixador do Líbano, e continua a caminho de Viena, deixando seu próprio ajudante (brilhante fabricante de explosivos) em Genebra, como uma estação de comunicação com Beirute.
Em Viena, Anise visita o embaixador da Líbia, major Ezzedin al-Ghadamsi, que não estava ciente da situação (após a operação, al-Ghadamsi deserta e conta tudo à CIA). Anis retorna a Beirute imediatamente. Kamal retorna a Damasco, onde Hassuna al-Chauch confirma a ele que armas e informações chegarão a Viena. Rifaat al-Assad protegeu Kamal por amizade, e para tentar convencê-lo (em vão) a apoiar seu governo, mas tudo era desconhecido sobre nossa operação.
- Carlos, Comandante: Submetralhadora Beretta + Pistola Browning de Alta Potência + 2 granadas defensivas.
Anis al-Naqqash, Segundo Comandante: 2 pistolas Browning G. P. + granadas defensivas. - "Nada": Pistola Tokarev + 1 granada defensiva.
"Youssef": Pistola Tokarev + 1 granada defensiva + explosivos + detonadores + pavios explosivos + pavios lentos. - Hans-Joachim Klein: Pistola Browning G. P. + Revólver Smith & Wesson calibre 38 especial + 2 granadas defensivas.
"Joseph": Submetralhadora Beretta + Pistola Browning G. P. + 2 granadas defensivas.
As granadas defensivas (fragmentárias, quadriculadas) eram de fabricação soviética.
Em caso de emergência, a camarada Nada deveria assumir o comando e evitar o massacre de "amigos" e "neutros".
Na Áustria, a logística, a coleta de informações operacionais, a segurança e a reserva (dois combatentes experientes) foram realizadas por dezesseis militantes internacionalistas de várias nacionalidades, sob a liderança política e militar de Wilfried Böse. Fizemos todos os preparativos sem a ajuda líbia, com nossos próprios meios, reunindo material de guerra para armar doze combatentes com metralhadoras M-16 obtidas de soldados do exército de ocupação dos EUA na Alemanha, além de granadas, armas pequenas e cargas de demolição... Preparamos operações de apoio, em caso de contratempos... Também uma rota de evacuação para a Tchecoslováquia, em caso de emergência.
O alvo foi permanentemente observado até o último dia, e fomos capazes de penetrar várias vezes dentro da sede da OPEP (1º andar), eu também fui capaz de fazer um reconhecimento visual, para ajustar o plano de ataque. Sem as informações líbias de última hora, teríamos iniciado a operação em 20 de dezembro, mas decidimos adiar em um dia para obter informações detalhadas sobre as condições de segurança e as medidas defensivas internas e perimetrais durante o primeiro dia da conferência. Inúteis, pois as informações se revelaram imprecisas, e apenas nossas observações visuais de fora foram úteis, confirmando a sabedoria do nosso plano.
Em 21 de dezembro de 1975, acompanhados por Wilfried e outro camarada, fizemos o transporte de bonde, mais discreto do que carros para penetrar no perímetro de segurança, tendo que marchar apenas alguns metros entre a massa de pedestres para acessar o objetivo antes das 11h. Apenas a porta da frente do prédio, onde ficava a sede da OPEP, estava aberta; esta porta era controlada por um policial uniformizado, dois atrás, também de uniforme, estavam no saguão com os jornalistas, em frente aos dois elevadores e as escadas.
Na recepção do 1º andar, entre as dezenas de pessoas que aguardavam, estavam dois policiais à paisana ligados à segurança diária da OPEP, e o tenente iraquiano Allah Hassan, fazendo a segurança de Tayeh Abdul-Karim, ministro do Petróleo iraquiano. Os outros guarda-costas e agentes do SAVAK⁽¹⁷⁾, esperavam perto das limusines estacionadas em forma de meia lua na entrada que leva à porta da frente.
Entramos em uma fila indiana com pastas e bolsas esportivas, eu o primeiro, falando alto em inglês, fazendo-nos acreditar que éramos jornalistas. Subimos as escadas até o primeiro andar, onde abri o ataque silencioso, coberto por Anis, neutralizando sem barulho toda a resistência na recepção. Em vez de esperar por mim, Anis ataca primeiro para a direita, correndo até a sala onde ocorria a acalorada conferência; ali ele seria atacado pelo ministro do Kuwait e por um delegado líbio. Ao chegar, assumo o controle da situação após um breve tiroteio que causa a morte do capitão líbio Yussef Izmirli, assistente do ministro líbio; um delegado do Kuwait já tinha sido ferido no braço por uma bala perdida.
Nada e Yussef, que nos substituíram na recepção, enfrentaram a tentativa de fuga de um dos policiais, acompanhados por um funcionário local; após a intimação, Nada fere o policial austríaco com uma bala nas costas, e o empregado se afasta.
Joseph e Klein seguem na retaguarda, cobrindo as escadas e elevadores. Klein desarma o policial ferido e o coloca no elevador ajudado por Nada, que aperta o botão para mandar o homem ferido para baixo; Ele falecerá no hospital.
O tenente Allah Hassan passou por Nada por 30 cm, agarrando um braço por trás para desarmá-la, na luta é ferido por uma bala no braço, mas continua a segurá-la por trás. Klein, que tinha acabado de demolir a central telefônica com balas, incluindo uma bala no telefone quando estava no ouvido da recepcionista, se vira e atira uma bala na testa do iraquiano. Allah Hassan solta Nada e caminha lentamente em direção à saída, caindo morto; Klein toma também a arma de seu coldre, uma dúzia de austríacos são testemunhas oculares.
Deixo Anis observando os delegados deitados no chão, enquanto esvazio os escritórios, empurrando todos para a sala de conferência, mais de 100 pessoas no total.
Então instalo o comando em posição de defesa, no eixo do corredor que leva à sala de conferência. Anis e eu no interior, onde Yussef se instala em um canto (diagonal com a entrada) com a carga de demolição (mais de 10 kg de hexógeno) pronto para ser eletricamente detonado por ele, em três casos: (1) se eu o ordenasse, (2) se eu levasse um tiro na frente dele, (3) se a sala fosse invadida.
No início do corredor, no canto onde é direcionado para a sala de conferência (um "cotovelo" a 90°) são emboscados: Joseph à direita (na ponta da porta aberta de um pequeno escritório) e Klein à esquerda, no eixo do corredor; Nada os cobre e mantém contato com a sala.
Libertei o kuwaitiano ferido, a quem havia sido feito um torniquete com sua gravata; e, em seguida, liberto o tradutor britânico, que levaria nossas demandas.
Somos atacados pelo Grupo de Intervenção da polícia austríaca, seu líder, veterano da Wehrmacht (exército do Terceiro Reich), com seu escudo anti-balas penetra na recepção, lançando uma rajada de três balas em direção a Joseph, que pula da parede em direção a Klein, que recebe um tiro no abdômen, e outros dois no paletó e na perna das calças; Klein fere o austríaco com um tiro nas nádegas, logo se encontrariam em camas adjacentes no hospital, ele virado para cima e o policial virado para baixo... Ordeno ao Joseph que jogue uma granada, o que impedirá o ataque. Em seguida, ele liberta a secretária do secretário-geral da OPEP, uma magnífica jovem de alta estatura, para carregar o policial ferido e informar as autoridades que um novo ataque provocaria a execução de delegados, o vice-ministro saudita seria o primeiro; inclusive em caso de atraso a nossas demandas.
O policial ferido saltará com um grande sorriso, carregando sua submetralhadora israelense UZI, pela boca do cano, entre o polegar e o dedo indicador de sua mão esquerda, sob a ameaça da minha granada com o estopim solto.
Depois de tais emoções, a rotina. A tradução francesa do longo comunicado de Kamal em árabe é regularmente lida pela rádio nacional com um sotaque caricatural. Embaixadores e encarregados de negócios do Iraque, Argélia, Arábia Saudita, Irã, Venezuela, Líbia (de volta de sua fuga desajeitada, ao contrário das minhas instruções, para Budapeste, onde al-Ghadamsi também é credenciado) virão se reunir no corredor na escuridão, com seus respectivos ministros, e às vezes em conclaves animados.
O bravo Riyadh al-Azzawi, encarregado de negócios do Iraque, sob ordens de Bagdá, se coloca a nossa disposição como intermediário com o chanceler austríaco Bruno Kreisky, um judeu antissionista e resistente contra o nazismo.
Nossos "convidados" foram reagrupados da seguinte forma:
- Amigos: iraquianos, argelinos, líbios e kuwaitianos.
- Inimigos: Sauditas, iranianos, emiradenses e catarianos.
- Neutros: Indonésios, nigerianos, gaboneses, equatorianos e venezuelanos.
- Funcionários locais.
Conheci os onze ministros presentes, os do Catar e dos Emirados Árabes Unidos que haviam deixado o país no dia anterior, diante do bloqueio saudita. Durante minhas duas conversas no gabinete do secretário-geral, com o ministro saudita, sheik Ahmed Zaki Yamani, eu o questionei sobre questões que nos interessavam, ele falou muito, dizendo o mínimo possível, até tentando me comprar sutilmente...
Para Tayeh Abdul-Karim, informo que nosso chefe é seu amigo Abu Hani. O ministro nigeriano, médico por profissão, ausculta Klein e prescreve sua internação imediata, devido a uma grave hemorragia interna. O ministro argelino Belaid Abdessalam ajudará Klein lá embaixo, e estabelecerá o primeiro contato político com o governo austríaco, antes de retornar à sala de conferências. O kuwaitiano estava feliz por ser considerado como revolucionário, sendo um xiita de origem persa.
Com o ministro indonésio e o ministro equatoriano, dois generais anticomunistas e golpistas, as relações foram cordiais, sem calorosidade. O muito simpático ministro gabonês era pró-palestino, e me convidou para seu país em nome do presidente Bongo, que estava em uma "lua de mel" com Gaddafi.
Meus momentos de descanso, passei sentado com os três venezuelanos, mortificados com a espera, com medo de que as coisas dessem errado.
Os jovens delegados do Catar e dos Emirados estavam completamente perdidos sem seus ministros. Chamei por último Jamshid Amouzegar, ministro do Interior do Irã e "negociador-chefe da OPEP", pálido de terror e mudo desde o primeiro momento, paralisado em sua cadeira. O vi caminhar em direção à mesa que eu tinha colocado com duas cadeiras frente a frente, perto de Yussef; ele vinha com o ar daquele que vai ser guilhotinado, daquele que cavalga até o galope, lhe estendo a mão e ele a agarra e tenta beijá-la. Surpreso, eu retiro minha mão e ordeno que ele volte ao seu lugar, esta constrangedora cena se encerra sem que ele emita o menor som. Ele foi o único a mostrar falta de dignidade, sem dúvida aterrorizado por seu passado criminoso como diretor da SAVAK (polícia secreta) e confidente do Xá Reza Pahlawi; sabia que estava condenado!
O Chanceler Kreisky exigia uma carta escrita à mão de cada chefe de delegação para autorizar sua saída voluntária do país conosco...
Todos os ministros estavam comprometidos em escrever em suas próprias línguas, exceto os delegados dos Emirados Árabes Unidos e do Catar, arabófonos e completamente perdidos; foi preciso uma repreensão vigorosa do sheik Yamani, solicitada por mim, para escrever o que ditou a eles em árabe.
Depois de lê-las, para verificar se atenderam às exigências do chanceler Kreisky, enviamos as 13 cartas para Riyadh al-Azzawi, que acompanhado por al-Ghadamsi as levou ao chanceler. Autorizamos os delegados a escrever para seus governos e suas famílias, sem censura, em envelopes selados.
Discuti na rua duas vezes com o ministro austríaco do Interior sobre as modalidades da nossa saída do prédio, e depois do país. A terceira vez que falamos em frente à passarela traseira da Austrian Airways DC 9, o único modelo de aeronave que eles tinham, com autonomia de voo médio.
Em 22 de dezembro, às 7h, pegamos um pequeno ônibus com cortinas nas janelas, para o aeroporto internacional (que eu já conhecia), deixando na sala de conferências os funcionários locais, um policial civil, e os funcionários da OPEP de todas as nacionalidades, provando assim que nossa operação não foi dirigida contra a OPEP, nem contra a Áustria, um país amigável à causa palestina, e reafirmando o Estatuto da Extraterritorialidade desta Organização do Tercceiro Mundo. Liberamos vários delegados de países neutros na porta do ônibus, a fim de reduzir o número de passageiros.
O avião, com dois pilotos austríacos, bravos voluntários, estava esperando por nós prontos para decolar; a bordo estava Klein em uma maca com uma máscara de oxigênio e transfusão de sangue, auxiliado por um heroico exilado curdo do Iraque, Dr. Rawenduzy que o acompanhou até Argel, nossa primeira parada, onde, em estado de coma, desembarca Klein, pois o presidente Houari Boumédiène havia nos oferecido asilo político, e seu ministro das Relações Exteriores Abdelaziz Bouteflika desempenhou um papel decisivo junto ao chanceler Kreisky para facilitar uma solução pacífica.
Os três principais protagonistas (Líbia, FPLP e al-Fatah) decidiram pela execução do ministro saudita, sheik Ahmed Zaki Yamani, por diferentes razões, que se cruzou de forma contraditória:
- Por ter apresentado Yasser Arafat ao Rei Faisal Abd al-Aziz Al Saud, que fez com que o Fatah, dopado com petrodólares sauditas, levasse a OLP em direção ao campo antinasserista.
- Por ter acompanhado o Príncipe Faisal al-Shammari até a porta do escritório do rei, onde ele assassinou seu tio, o Rei Faisal.
- Por ter invertido a política antissionista do Reino, após o assassinato do Rei Faisal, inventor da arma do petróleo.
- Por ter se colocado a serviço dos príncipes sauditas infectados pelos Estados Unidos, e como um aviso a estes.
Kamal achava que deveríamos exigir um resgate alto, mas Abu Hani sabiamente nos explicou que deveríamos rejeitar qualquer oferta financeira durante a operação, de modo a não colocá-la em risco; os Estados em questão pagariam depois, e assim foi...
Não aceitei os US$ 50 milhões oferecidos pelo príncipe herdeiro saudita (futuro Rei Fahd), e por Khalatbari, ministro iraniano das Relações Exteriores, que teve que substituir o primeiro-ministro Amir-Abbas Hoveyda, subitamente convocado pelo Xá, por telefone; eles queriam salvar a vida de seus respectivos ministros.
O Príncipe Fahd pagou 50 milhões de dólares (cobrindo os 25 milhões do Irã), mas essa quantia nunca chegou aos cofres da Resistência Palestina, e todos aqueles que, pelo que sei, tentaram recuperar esse dinheiro, foram mortos. O Xá se recusou a pagar ao Príncipe Fahd sua parte de 25 milhões de dólares; ganância do estado.
Quando descobri em Viena que Jamshid Amouzegar lideraria a delegação iraniana, decidi ipso facto sua execução sumária, apoiado por Wilfried e Anis.
Depois de desembarcar Klein e Dr. Rawenduzy, conheci no terminal de honra do Aeroporto Dar El-Beida, com o nº 2, 3 e 4 do Conselho da Revolução, Abdelaziz Bouteflika, o coronel Ahmed Draïa (diretor de Segurança Geral), e coronel Mohammed ben Ahmed Abdelghani (ministro do Interior), então liberamos as delegações neutras, a delegação argelina, e um saudita muito obeso. Naquela época, o posto de coronel era o mais alto da hierarquia militar argelina.
Nossa operação deveria durar de 7 a 10 dias, até o final da reunião extraordinária dos países membros da Liga Árabe, no Cairo, para denunciar os "Acordos do km 101 do Sinai" entre Egito e Israel, que abriram caminho para a traição. Enquanto isso, "saltaríamos" entre aeroportos "amigáveis" com o Boeing 707 saudita (com maior autonomia de voo do que "nosso" DC 9) que deveríamos pegar em Trípoli. Em todas as escalas, íamos liberando delegados, após a transmissão do longo comunicado de Kamal, sob o nome do "Braço da Revolução Árabe", que havia dado Abu Hani à nossa estrutura operacional específica.
Anis seria responsável pelas "negociações" nos aeroportos árabes, e teria me substituído se eu tivesse caído durante o ataque à sede da OPEP, mas é para o seu desfecho no Cairo que o papel de Anis deveria ser fundamental. Após a execução de Amouzegar e Yamani, íamos nos refugiar em um país amigável (não nos faltavam opções), onde libertaríamos os últimos delegados, incluindo iranianos e sauditas.
Chegando a Trípoli, o primeiro-ministro líbio, Abdessalam Jalloud, mal havia acordado e entra sozinho no avião assim que abrimos a porta, se comportando como se não soubesse de nada (ele realmente não sabia nada, nem mesmo quem eu era), o repreendendo depois de terminar de cumprimentar os ministros, e depois de liberar o ministro líbio e o argelino (ele se recusou a ficar na Argélia com os outros membros de sua delegação), enviou-o para terra com Anis para esclarecer a situação.
Anis se reuniu no terminal com o coronel Abu-Bakr Yunis Jabr, e como leva tempo para retornar (coronel Gaddafi tinha desaparecido no deserto da Líbia), decido também ir até o terminal, e constato que os líbios são pouco cooperativos. Anis é informado da minha presença e volta para me ver. Ele me disse que as coisas estavam dando errado e voltamos ao avião. De repente eles começam a nos insultar pelo rádio da torre de controle, e nos instigam a deixar seu país.
Não tendo o software de computador a bordo para poder parar em Tobruk e chegar a Bagdá sem mais escalas, fomos forçados a pegar a rota de retorno para esperar no aeroporto tunisiano de Cartago, o Boeing 707 na Arábia Saudita. Em vista da pista iluminada de Cartago, cortaram a iluminação e a eletricidade de toda a região; nos obrigando a continuar a rota para Argel.
Superados pela fadiga (três dias e três noites sem dormir), nossos planos originais desmoronam, quando os argelinos nos recusam asilo político, no caso de executarmos os dois condenados em seu território.
Após conversar com meus companheiros, pronunciei sobre Amouzegar e Yamani suas sentenças de morte na presença dos delegados presentes, e, em seguia, a suspenção da sentença em nome da generosidade dos povos árabes...!
Nossos dois pilotos, muito cansados, não podiam mais voar. Tínhamos excedido os limites físicos e, em vários casos, psíquicos. Uma tragédia iminente estava se aproximando. Era o fim. Deixamos nossos "convidados" a bordo e no terminal de honra entregamos nossas armas marcialmente ao Ministro do Interior, que prontamente coloca minha pistola em sua cintura.
Obtivemos excelentes resultados políticos e financeiros para toda a resistência palestina, domando a arrogância dos déspotas por 5 anos.
Eu faço minha a frase do título de William Shakespeare: "All’s well, that ends well" "Tudo está bem, se termina bem".
(6): Adnan al-Malki: Tenente-coronel, chefe de estado-maior do Exército Sírio, filho de uma distinta família de muçulmanos sunitas de Damasco; ele foi abatido por um comando sacrificial (erroneamente chamado de "suicida") de três militantes alauitas do PNSS, entre os quais um primo de primeiro grau da futura esposa de Hafez El-Assad.
(10): Ali Hassan Salameh ("Abu Hassan"): responsável pela "segurança 17", guarda pretoriana de Yasser Arafat, filho do sheik Hassan Salameh, um dos dois grandes chefes militares palestinos em 1948. Caiu lutando contra os sionistas, foi um membro da delegação que acompanhou o Grande Mufti de Jerusalém, shi Amin al-Husayni, a Berlim durante a guerra, distinguido pela firmeza de suas palavras diante do Führer Adolf Hitler, pois ele estava convencido de que eles eram os representantes da Umma ("nação") Islâmica, em guerra contra o colonialismo britânico e francês (colonialismo italiano já havia sido derrotado pelos britânicos), e contra o Sionismo.
Comentários
Postar um comentário