ANDREW KORYBKO: Os laços entre a Rússia e o Talibã estão mudando para pior?



        Os laços entre a Rússia e o Talibã foram sempre objeto de muito debate, principalmente porque o Kremlin se negou a articular claramente sua natureza durante os últimos dois anos e meio até há pouco tempo, o que ainda foi largamente insuficiente para contrariar a confusão. Moscou ainda considera oficialmente o grupo como terrorista, mas continua a empenhar-se de forma pragmática em prol da paz e da segurança. Os liberais russos e os seus patronos americanos “da oposição”, financiados pelo estrangeiro, têm tentado sabotar esses laços, numa tentativa de desacreditar o Kremlin, embora com pouco sucesso. O mundo tem geralmente chegado a reconhecer que a política pragmática da Rússia fez com que este se tornasse um dos países mais influentes no Afeganistão após a retirada estadunidense, ao lado do Paquistão e da China.
        Apesar disso, a confusão ainda é grande sobre o estado atual dos assuntos bilaterais, quanto mais sobre o que vem a seguir, e declarações recentes de funcionários russos contribuíram inadvertidamente para isso. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, disse anteriormente que o seu país poderia reconhecer formalmente as novas autoridades de facto do Afeganistão depois de estas formarem um governo, mas após as suas nomeações em exercício no início da semana, isto ainda não aconteceu. Há duas razões: primeiro, o processo ainda não está totalmente concluído e é ainda um trabalho em curso; e segundo, a Rússia não gosta da falta de inclusão, uma vez que todas as forças etnopolíticas ainda não estão representadas.
        Seguiu-se um fluxo de desenvolvimentos no final da semana que exacerbou a confusão prevalecente. A presidente do Conselho da Federação, Valentina Matviyenko, disse à agência de notícias TASS que a embaixadora russa no Afeganistão representaria o seu país na cerimônia de inauguração prevista pelos Talibãs, mas estes começaram a vacilar quanto à data do evento, que alegadamente deveria ter ocorrido no 20º aniversário dos ataques terroristas de 11 de setembro. O porta-voz presidencial russo Dmitry Peskov recusou-se a comentar essa data provocadora, implicando fortemente o quão desconfortável o Kremlin estava com esses fatos.
        Zakharova esclareceu então no dia seguinte que a Rússia só tem contatos de trabalho com os Talibãs a nível de embaixada, e que “sinceramente falando, não há planos para outros contatos ou conversações”. Seguiu-se Peskov dizendo que “não sabemos como é que a situação irá evoluir [em relação às drogas e o terrorismo]”. É precisamente por isso que estamos a dizer que é importante para nós compreender quais são os primeiros e subsequentes passos da atual liderança do Afeganistão”. Acrescentou ainda que a vitória dos Talibãs não beneficiou ninguém, fazendo eco das observações anteriores do vice-ministro de Relações Exteriores Sergey Ryabkov, uma vez que as drogas e o terrorismo continuam a ser desafios regionais.
        Nesse mesmo dia, os Talibãs anunciaram então que a sua cerimônia de inauguração foi cancelada menos de 24 horas antes da sua suposta realização, alegando que a decisão foi efetivamente tomada alguns dias antes e que os relatórios anteriores sobre os planos para o 11 de setembro eram falsos. Sergey Lavrov tinha algumas palavras a dizer sobre tudo isto. Ele confirmou que o embaixador russo deveria originalmente representar Moscou no país, mas depois rejeitou as notícias de que o seu país “se recusou” a assistir à cerimônia do 11 de setembro antes do seu cancelamento, dizendo que “simplesmente não haverá tomada de posse”.
        O principal diplomata russo disse também: “Penso que é um problema óbvio que eles [os Talibãs] ainda estejam indecisos sobre o que devem fazer primeiro. Não há jogos de bastidores ou disputas… [mas eles] mudam os seus planos todos os dias, inclusive no que diz respeito à inclusão do processo político” e à cerimônia de tomada de posse do Governo. Esta foi a crítica mais contundente e mais autorizada da Rússia aos Talibãs desde que estes voltaram ao poder. Mostra que a Rússia está a tornar-se suficientemente confortável com os seus laços com os Talibãs para criticá-los publicamente, embora de uma forma diplomática, a fim de evitar ofendê-los.
        Tudo isto confundiu muitos observadores, no entanto, aqueles que anteriormente ignoravam os laços entre a Rússia e o Talibã passaram bruscamente para o extremo oposto de os superestimar, uma vez que estas relações se tornaram impossíveis de ignorar, só para depois descobrirem que Lavrov os estava a criticar publicamente depois de cancelarem a tomada de posse, que alegadamente deveria ter sido realizada na data provocatória do 11 de setembro. Como era de esperar, isto provocou uma nova onda de especulação sobre os laços russo-talibã, com alguns afirmando agora que a posição de Moscou em relação ao grupo havia piorado.
        Lavrov disse que “os membros ‘capazes de combate’ da equipe [da Embaixada] estão lá, fornecendo informações muito úteis na quais confiamos durante os contatos com os nossos parceiros estrangeiros”. Isto confirma que eles ainda estão em condições de falar, apesar do que alguns especularam no meio da confusão da semana passada sobre as suas relações, resultante dos relatos provocatórios da cerimônia de tomada de posse. Os observadores devem evitar exagerar os laços, afirmando que ou são muito piores ou melhores do que realmente são. Eles estão simplesmente se “normalizando”, o que é natural após um longo período de tempo e inclui, compreensivelmente, críticas construtivas.
        Analisando esta evolução à luz da confusão da semana passada, parece certamente que a Rússia não está contente com a forma como os Talibãs estão a gerir tudo. Moscou não gosta da falta de inclusão do governo em exercício e sentiu-se muito desconfortável com os rumores sobre os planos da cerimônia de inauguração, agora cancelada, a ter lugar no 11 de setembro. Se esse evento tivesse acontecido como alguns relataram, então a Rússia teria sido colocada num dilema em que teria de escolher entre ofender os Talibãs, recusando o convite para participar, ou arriscar-se a danificar a sua imagem, parecendo insensível ao 11 de setembro.
        Considerando a influência comparativa da Rússia sobre os Talibãs juntamente com os seus “parceiros chineses e paquistaneses”, é certamente provável que tenham encorajado coletivamente o grupo a acabar com os seus rumores, apesar do seu porta-voz negar que a cerimônia de tomada de posse tenha sido alguma vez seriamente considerada para o 11 de setembro. Se isso acabasse por ser uma interpretação correta dos acontecimentos, então falaria realmente do papel positivo que a Rússia e os seus dois principais parceiros nesta crise estão a desempenhar, mesmo que continue a ser muito limitado, uma vez que não conseguiram convencer os Talibãs a serem mais inclusivos com as suas nomeações de representação.
        No futuro, a “normalização” de fato das relações russo-talibã verá provavelmente mais críticas construtivas, especialmente porque Moscou tem de equilibrar os seus interesses no Afeganistão com os do seu aliado de segurança mútua, o Tajiquistão. O Governo desse país está a ser consideravelmente pressionado pelo seu povo para responder à crescente crise de refugiados, bem como aos maus tratos relatados pelos Talibãs à influente minoria tajique do Afeganistão. Por conseguinte, o patrono russo do Tajiquistão não pode ser visto como “apoiador” da composição não exclusiva do governo afegão em exercício, uma vez que isto poderia instigar a russofobia dentro daquele país.
        Ao mesmo tempo, porém, a Rússia também não pode ser vista como pressionando publicamente os Talibãs para que isto não piore as suas relações e não leve a acusações de que Moscou foi hipócrita ao condenar a intromissão política de duas décadas de Washington no Afeganistão, só para pouco depois parecer estar a fazer a mesma coisa ao tentar forçar aquele país a acomodar as preferências políticas internas do Kremlin naquele país. Este difícil ato de equilíbrio exigirá, portanto, o melhor da diplomacia russa para ser bem sucedido e não dar inadvertidamente um tiro pela culatra, embora felizmente Lavrov tenha reafirmado que os diplomatas “capazes de combate” estão a trabalhar ativamente neste sentido.


Comentários