Amílcar Cabral nasceu em 12 de setembro de 1924 em Bafatá, Guiné-Bissau, uma das colônias africanas de Portugal. Foi morto em 20 de janeiro de 1973 por assassinos fascistas portugueses poucos meses antes do movimento de libertação nacional, no qual desempenhou um papel central, para conquistar a Independência da Guiné-Bissau.
Cabral e os demais líderes do movimento entenderam que estavam travando uma luta anticolonial mais ampla e numa guerra de classes global e, como tal, seus inimigos imediatos não eram apenas os governos coloniais de determinados países, mas o colonialismo português em geral. Durante 500 anos, o colonialismo português foi construído a partir do tráfico de escravos e da pilhagem sistemática das suas colônias africanas: Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Cabo Verde.
Apesar do enfoque mundial na luta do Vietnã, o dinamismo inspirador da campanha travada na Guiné-Bissau — juntamente com a figura de Cabral — chamou a atenção internacional. Na introdução a uma das primeiras coletâneas de escritos e discursos de Cabral, Basil Davidson descreveu ele como alguém que expressou um genuíno “interesse duradouro por todos e tudo que veio em seu caminho”.
Como tantos líderes revolucionários, Cabral foi "amado e seguido" porque "era de coração grande" e "dedicado ao progresso de seu povo". Devido à sua liderança e brilho, "os governos pediram seu conselho" e "as Nações Unidas deram-lhe sua plataforma". Por mais merecido que fosse, Cabral nunca se entregou a este louvor, e em vez disso focou-se apenas em seu compromisso com a libertação e autodeterminação da classe trabalhadora mundial e dos oprimidos.
A colonização portuguesa da Guiné-Bissau foi apoiada pela Espanha, África do Sul, Estados Unidos e pela OTAN. Resumindo o poder imperialista agrupado exercido por Portugal em um relatório sobre a situação de sua luta, Cabral elabora: “Nos domínios básicos de economia, finanças e armamento, que determinam e condicionam o real comportamento político e moral dos Estados, o Governo português pode contar mais do que nunca com a ajuda eficaz dos aliados da OTAN e outros. Quem conhece as relações de Portugal com os seus aliados, nomeadamente os EUA, a República Federal da Alemanha e outras potências ocidentais, pode constatar que esta assistência (econômica, financeira e material de guerra) aumenta constantemente, nas mais diversas formas, seja de forma aberta ou encoberta. Jogando habilmente com as contingências da Guerra Fria, em particular com a importância estratégica da sua própria posição geográfica e das ilhas dos Açores, concedendo bases militares aos EUA e à República Federal da Alemanha, voando alto a falsa bandeira da defesa da civilização ocidental e cristã na África, e ao sujeitar ainda mais os recursos naturais das colônias e da própria economia portuguesa aos grandes monopólios financeiros, o Governo português conseguiu garantir, pelo tempo que for necessário, o apoio que recebe das potências ocidentais e de seus aliados racistas na África Meridional”.
Apesar do imenso poder de seus inimigos, a luta liderada pela população relativamente pequena na Guiné-Bissau prevaleceu, permanecendo um farol de inspiração até hoje.
Como resultado de seu papel como líder do movimento de libertação nacional por cerca de 15 anos, Cabral tornou-se um teórico amplamente influente da descolonização e da reafricanização não-determinística e criativa. O educador de renome mundial Paulo Freire, numa apresentação em 1985 sobre as suas experiências na libertação da Guiné-Bissau como uma espécie de consultor militante, conclui que Cabral, juntamente com Che Guevara, representam “duas das maiores expressões do século XX”. Freire descreve Cabral como “um marxista muito bom, que fez uma leitura africana de Marx”. Cabral, para Freire, “viveu plenamente a subjetividade da luta. Por essa razão, ele teorizou enquanto liderava”.
Embora não seja totalmente reconhecida no campo da educação, a teoria e prática anticolonial de Cabral também aguçou e influenciou a trajetória do pensamento de Freire. Através do processo revolucionário liderado por Cabral, a Guiné-Bissau tornou-se líder mundial no que agora se poderia denominar como formas descoloniais de educação, o que comoveu Freire profundamente.
Ou seja, por conta do vil processo de colonialismo português, que incluiu séculos de desafricanização, a reafricanização, por meio de formas descoloniais de educação, foi uma característica central da luta anticolonial pela autodeterminação.
Cabral sabia que o povo não deve apenas compreender abstratamente a interação das forças por trás do desenvolvimento da sociedade, mas deve forjar uma prática anticolonial que concreta, coletiva e criativamente, se veja como uma dessas forças.
A unidade dialética de Cabral, a construção do Partido e a "Arma da Teoria"
Cabral engajou o mundo dialeticamente. Como teoria da mudança, a dialética está no centro do pensamento revolucionário desde Marx e Engels. Cabral empunhava-a com precisão. Aproveitando dialeticamente como as forças sociais concorrentes que impulsionam o desenvolvimento histórico são muitas vezes ocultas ou mistificadas, Cabral se destacou em descobri-las, e no processo, mobilizou com sucesso as massas servindo como alavanca da mudança.
Em 1956, Cabral ajudou a fundar o Partido Africano pela Independência (PAI), que mais tarde se tornou o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). O PAIGC foi o primeiro partido comunista na Guiné-Bissau e Cabo Verde, e sua fundação foi um feito monumental e inspirador. Em A Arma da Teoria, um discurso de 1966 em Havana, Cabral articulou a inseparabilidade da libertação nacional e do socialismo, dizendo aos participantes que "em nossa atual situação histórica — a eliminação do imperialismo que usa todos os meios para perpetuar sua dominação sobre nossos povos, e a consolidação do socialismo em grande parte do mundo — há apenas dois caminhos possíveis para uma nação independente: voltar à dominação imperialista (neocolonialismo, capitalismo, capitalismo de Estado), ou tomar o caminho do socialismo".
Cabral teve que construir o Partido e sua cultura indispensável de disciplina militante do zero. A capacidade de Cabral de encontrar novos membros do Partido onde eles estivessem, como co-aprendizes, fala de seu papel como pedagogo da revolução. Proferida como uma série de nove palestras aos membros do PAIGC em 1969, Cabral cobre os fundamentos da revolução, incluindo sua organização. Ele descreve o PAIGC como um partido na tradição leninista, referindo-se a ele como "um instrumento de luta" composto por aqueles que "compartilham uma determinada ideia, um determinado objetivo, em um determinado caminho".
É claro que as crises revolucionárias não emergem apenas da correção das ideias, mas são impulsionadas pela deterioração das condições econômicas, e por uma crise na legitimidade do Estado e sua capacidade de atender às necessidades dos povos. Na década de 1940 houve várias secas que deixaram dezenas de milhares de cabo-verdianos mortos. A barbárie e a resposta indiferente de Portugal, situada no contexto da crescente pobreza e sofrimento dentro de suas colônias africanas, começaram a alienar até mesmo os estratos mais privilegiados do Estado colonial.
O que fez de Cabral um dos grandes líderes comunistas da história, fora do maior momento histórico que proporcionou uma saída para seus talentos, foi sua flexibilidade tática teoricamente informada, essencial para um equilíbrio constante de forças. No meio da luta, a tomada de decisões, em outras palavras, é aprimorada pela teoria e organização, o que permite compreender rapidamente as implicações imediatas e a longo prazo do cálculo de mudança do poder.
Por exemplo, em 1957, em Paris, Cabral e dois angolanos formaram o Movimento Anticolonialista Africano das Colônias Portuguesas durante a Guerra da Argélia. Os três, em Angola, formariam o Movimento Popular pela Libertação de Angola (MPLA). O que se desenvolveu foi uma das lutas anticoloniais mais duras da África.
É justo que em seu discurso de abertura na primeira das nove apresentações de 1969 aos membros do Partido, Cabral escolham como seu local de partida uma explicação do "lema" ou "tema" do PAIGC, a frase "Unidade e Luta". Definindo o conceito de unidade dialeticamente, Cabral insiste que "quaisquer que sejam as diferenças existentes" dentro do povo, "devemos ser um, um todo, para alcançar um determinado objetivo. Isso significa que, em nosso princípio, a unidade é tomada em um sentido dinâmico, em movimento".
A ideia de que a unidade é um movimento e um processo de composição significa que é "um meio, não um fim. Poderíamos ter lutado um pouco pela unidade, mas se conseguimos, isso não significa que a luta acabou". Então então o papel do Partido: "não é necessário unir toda a população para lutar em um país. Temos certeza de que toda a população está unida? Não, um certo grau de unidade é suficiente. Uma vez que a tenhamos alcançado, então podemos lutar".
Para explicar a luta, Cabral compara-a à tensão entre força centrífuga e gravidade. Como exemplo concreto, Cabral observa que para uma nave espacial deixar a Terra deve superar a força da gravidade. Cabral então caracteriza o colonialismo português como uma força externa imposta ao povo e somente através da força combinada do povo unido pode ser superada a força do colonialismo.
No discurso, Cabral teorizou a natureza dialética do movimento e da mudança com foco especificamente em como a luta anti-imperialista deve emergir das condições concretas de cada movimento de libertação nacional.
"Sabemos que o desenvolvimento de um fenômeno em movimento, seja qual for sua aparência externa, depende principalmente de suas características internas. Também sabemos que, no plano político, nossa própria realidade — por mais fina e atraente que seja a realidade dos outros — só pode ser transformada pelo conhecimento detalhado dela, por nossos próprios esforços, por nossos próprios sacrifícios. É útil lembrar neste encontro tricontinental, tão rico em experiência e exemplo, que por maior que seja a semelhança entre nossos vários casos e, por mais idênticos, nossos inimigos, a libertação nacional e a revolução social não são mercadorias exportáveis; são, cada vez mais, todos os dias, o resultado da elaboração local e nacional, mais ou menos influenciados por fatores externos (sejam eles favoráveis ou desfavoráveis), mas essencialmente determinados e formados pela realidade histórica de cada povo, e levados ao sucesso pela superação ou solução correta das contradições internas entre as diversas categorias que caracterizam essa realidade."
Cabral sabia que para derrotar o colonialismo português na Guiné-Bissau, a luta de libertação não poderia apenas reproduzir as táticas de lutas de outros contextos, como o de Cuba. Em vez disso, cada luta particular deve basear suas táticas em uma análise das especificidades de seu próprio contexto. Por exemplo, embora reconhecendo o valor dos princípios gerais que Che Guevara delineou em seu "A Guerra de Guerrilhas", Cabral comentou que “ninguém comete o erro, em geral, de aplicar cegamente a experiência alheia ao seu próprio país. Para determinar as táticas de luta em nosso País, tivemos que levar em consideração as condições geográficas, históricas, econômicas e sociais, tanto na Guiné quanto no Cabo Verde”.
Respondendo ao argumento de Guevara, baseado na experiência de Cuba, de que as lutas revolucionárias passam por três predeterminadas fases ou estágios, Cabral afirmou: "Em geral, temos certas reservas quanto à sistematização de fenômenos. Na realidade, os fenômenos nem sempre se desenvolvem na prática de acordo com os esquemas estabelecidos. Admiramos muito o esquema estabelecido por Che Guevara essencialmente com base na luta do povo cubano e outras experiências, e estamos convencidos de que uma análise profunda desse esquema pode ter uma certa aplicação à nossa luta. No entanto, não temos certeza de que, de fato, o esquema é absolutamente adaptável às nossas condições."
A avaliação de Cabral também foi formulada pela visão dialética de que as condições de um país não se desenvolvem em um vácuo não afetado por forças externas. Não apenas a deterioração das condições em Portugal, a Pátria-Mãe Imperial, alterava o equilíbrio de forças em favor dos movimentos de libertação nacional em suas colônias africanas, mas o surgimento dessas lutas coincidiu com a bem sucedida Revolução Chinesa em 1949. Consciente dessa ampla totalidade dialética, que apontava para a interconexão entre partes aparentemente separadas e não relacionadas, Cabral promoveu a solidariedade com a classe trabalhadora de Portugal. Representando os povos indígenas colonizados da Guiné-Bissau, Cabral alcançou com sucesso os oprimidos de Portugal em solidariedade contra seu inimigo de classe comum, a classe fascista capitalista/colonialista portuguesa.
Com a teoria dialética e o espírito de unidade anticolonialista e anticapitalista, as forças revolucionárias na Guiné-Bissau rotineiramente libertaram prisioneiros de guerra portugueses. Cabral aproveitou essas ocasiões para fazer declarações públicas destinadas a educar e conquistar a perseguida classe trabalhadora de Portugal para mudar a balança de poder do Estado fascista de Portugal.
Cabral falou diretamente com os 20.000 recrutas portugueses instando-os a considerar seus interesses de classe acima e além do chauvinismo nacional que sua classe dominante lhes alimentou: "No âmbito da nossa luta pela independência nacional, paz e progresso para o nosso povo na Guiné e nas Ilhas de Cabo Verde, a libertação dos soldados portugueses capturados pelas nossas forças armadas era necessária e previsível. Este gesto humanitário, cujo significado político não escapará a ninguém, é o corolário de um princípio fundamental do nosso Partido e da nossa luta. Não estamos lutando contra o povo português, contra indivíduos ou famílias portuguesas. Sem nunca confundir o povo português com o colonialismo, tivemos que pegar em armas para varrer da nossa Pátria o vergonhoso domínio do colonialismo português."
No centro desta mensagem, Cabral ofereceu uma visão sobre o terrível tratamento não só dos prisioneiros de guerra na Guiné-Bissau e Cabo Verde, mas também da população civil: "Membros de nossas forças armadas capturadas pelas tropas coloniais geralmente recebem uma execução sumária. Outros são torturados e forçados a fazer declarações que as autoridades coloniais usam em suas propagandas. Em sua vã, mas ainda assim tentativa criminosa de genocídio, os colonialistas portugueses realizam atos diários de terrorismo contra os habitantes pacíficos de nossas áreas liberadas, particularmente contra mulheres, crianças e idosos; eles bombardeiam e fuzilam nosso povo, reduzindo nossas aldeias a cinzas e destruindo nossas plantações, usando bombas de todos os tipos, e em particular bombas de fragmentação, napalm e bombas de fósforo branco".
A libertação dos portugueses estava ligada à libertação das colônias africanas de Portugal. Se a classe dominante portuguesa começasse a perder o controle na África, isso também poderia cair em Portugal, e se caísse em Portugal, cairia na África.
Em vez de uma posição teórica elaborada de forma abstrata e isolada, ela foi formulada de forma prática. Teve resultados sérios e determinantes. Oficiais portugueses recusaram ordens para lutar na África, e alguns formaram um Movimento das Forças Armadas que apoiava as demandas pela independência.
Os soldados portugueses lideraram uma rebelião contra o fascismo em sua casa, dando fim a mais de 40 anos de domínio fascista. Isso abriu a porta para um levante popular que quase reivindicou o poder para os trabalhadores portugueses. Essas convulsões sociais no Centro Imperial, por sua vez, facilitaram a independência das colônias africanas de Portugal.
Desafricanização e resistência anticolonial
A pequena região da África Ocidental que os portugueses reivindicariam como Guiné-Bissau continha mais de uma dúzia de grupos étnicos distintos. Os escravagistas trabalharam incansavelmente para costurar divisões entre eles. Essas divisões permitiram que os escravos recrutassem um grupo para facilitar a escravização de outros. Essa divisão antiafricana estabeleceria as bases para séculos de desafricanização.
Descrevendo o papel da educação colonial nesta violência epistêmica Walter Rodney, em seu texto clássico, "Como a Europa Subdesenvolveu a África", explica que, "os portugueses sempre demonstraram desprezo pelas línguas e religiões africanas". Considerando que as escolas secundárias foram estabelecidas pelos colonizadores, a educação além de dois ou três anos de ensino fundamental para africanos era rara. Consequentemente: "As escolas de jardim de infância e de nível fundamental para africanos em colônias portuguesas não eram nada além de agências para a disseminação da língua portuguesa... A pouca educação dada aos africanos foi baseada na eliminação do uso de línguas locais".
A devastação de tais práticas reflete relatos de que colonizadores europeus com menores explorações coloniais africanas como Portugal eram os mais desesperados e, portanto, os mais cruéis em seus esforços para manter suas ocupações. Consequentemente, a resistência indígena ao colonialismo português foi difundida por tantos séculos que o domínio colonial sempre se limitou a regiões específicas. Em outras palavras, as forças coloniais nunca foram completamente capazes de conquistar o que equivale ao poder estatal da indigeneidade.
Não surpreende, portanto, que os portugueses não tenham sido capazes de confiar apenas na violência estatal para o controle social, exigindo também uma manipulação ideológica intensiva. A tentativa de erradicar línguas e culturas indígenas foi crucial. Para esses fins, as autoridades coloniais propagaram um discurso hipócrita que afirmava que suas colônias eram parte integrante da metrópole ou do continente, ao mesmo tempo em que as exploravam brutalmente.
Portugal fascista e a luta anticolonial
A brutalidade na qual a classe dominante portuguesa gerenciava suas colônias africanas acabaria sendo dirigida à sua própria classe trabalhadora com a guinada fascista em 1926. Walter Rodney explica que "quando a ditadura fascista foi inaugurada em Portugal, em 1926, inspirou-se no passado colonial português" (244).
O declínio do capitalismo português que deu lugar ao fascismo português só se deterioraria com a crise capitalista global dos anos 1930. Consequentemente, o desespero da classe capitalista de Portugal se intensificou. Por exemplo, quando Salazar se tornou ditador de Portugal em 1932, declarou que o "novo" Estado português seria construído a partir da exploração de "povos inferiores".
Considerando que a classe dominante francesa havia evoluído para o neocolonialismo em 1960, o declínio de Portugal tornou-o ainda mais retrógrado e feudalista. Por desespero, Portugal tornou-se ainda mais dependente da exploração impiedosa dos povos não apenas em suas explorações coloniais, mas dentro de seu próprio território nacional.
Os líderes portugueses fascistas, portanto, empregando formas cada vez mais violentas de controle social, rejeitaram as exigências africanas de autodeterminação. Em resposta à crescente onda de movimentos de libertação nacional em suas colônias africanas, o establishment português enviou as Forças Armadas para reprimir a luta anticolonial. Em vez de se acovardar diante do fascismo português e das condições globais de deterioração, os movimentos de libertação nacional cresceram e se espalharam.
Relações com a China
Após a criação do PAIGC, Cabral se estabeleceu na capital da Guiné, Conakry. Cabral imediatamente entrou em contato com a Embaixada da China no País em 1960.
Desde o surgimento da República Popular da China em 1949, a China estabeleceu um claro compromisso com os movimentos anticoloniais na África. Por exemplo, em 1955, na Conferência de Bandung, na qual participaram 29 países africanos, a China estabeleceu princípios de política externa baseados no apoio ao direito de autodeterminação das nações oprimidas. Em 1957, a China organizou a Conferência de Solidariedade Afro-Asiática e, em 1960, fundou a Associação de Amizade dos Povos Chineses-Africanos, da qual Cabral participou com entusiasmo.
Cabral e outros líderes do PAIGC tornaram-se convidados regulares na Embaixada Chinesa em Conakry. Em 1960, o PAIGC recebeu um convite do Comitê Chinês de Solidariedade Afro-Asiática para visitar a China. Uma delegação do Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA) também foi convidada. Durante esta visita, a China concordou em usar suas academias militares para treinar combatentes tanto do PAIGC quanto do MPLA.
O treinamento incluiu instrução na guerra de guerrilha, a história da Revolução Chinesa e a revolução agrária, e a teoria socialista. O primeiro grupo treinado na China serviria como o quadro de combate embrionário do PAIGC.
Como resultado da liderança e diplomacia de Cabral, a China emergiria como um dos primeiros apoiadores da Guiné-Bissau no início de sua luta pela independência. A China forneceu ao PAIGC uma grande diversidade de apoio, desde armas até mensagens de rádio denunciando os crimes regulares e horríveis dos militares portugueses na Guiné-Bissau. Com o apoio da China, por um lado, e a brutalidade portuguesa, por outro, a luta anticolonial se intensificou entre 1963 e 1974.
Anticolonialismo e decolonialidade
Uma parte importante da realização do movimento de libertação nacional implicava em saber ao redor de quais questões se organizar.
Baseado em sua compreensão íntima da singularidade da situação agrícola em seu país, Cabral sabia que a principal questão econômica que a maioria da população camponesa enfrentava não era o acesso à terra, como era o caso de outras colônias. Em vez disso, a questão era um comércio insustentável que era particularmente devastador dada a insistência colonial em não cultivar para sustento, mas para exportação através da produção de monocultura.
A demanda por direitos culturais e políticos em face do colonialismo fascista português foi outra demanda que repercutiu amplamente.
Cabral se concentrou nos desenvolvimentos políticos necessários para a construção de um movimento unido pela libertação nacional. Em suas formulações, ele argumentou que a luta armada estava intimamente ligada à luta política, ambas parte de uma luta cultural mais ampla.
As formulações marxistas de Cabral sobre cultura foram importantes para a luta mais ampla e para resistir à educação colonial. Ele reconheceu que fascistas e imperialistas estavam bem cientes "do valor da cultura como fator de resistência à dominação estrangeira", o que forneceu um quadro para entender que a subjugação só pode ser mantida "pela repressão permanente e organizada da vida cultural do povo".
A resistência, para Cabral, também é uma expressão cultural. O que isto significa é que “enquanto parte dessa gente pode ter uma vida cultural, a dominação estrangeira não pode ter a certeza da sua perpetuação”. Nessa situação, então, “em um dado momento, dependendo de fatores internos e externos a resistência cultural pode assumir novas formas (políticas, econômicas e armadas), a fim de contestar a dominação estrangeira”. Na prática, as culturas indígenas ainda vivas que conduziram séculos de resistência anticolonial iriam se fundir organicamente e emergir de dentro da libertação política e nacional dos movimentos socialistas.
Na prática, Cabral promoveu o desenvolvimento da vida cultural do povo. Cabral encorajou não apenas um esforço militar mais intensificado contra os portugueses, mas um esforço educacional mais intensificado nas áreas libertadas da Guiné-Bissau. Mais uma vez, embora o movimento anticolonial e o processo educacional de descolonização do conhecimento sejam muitas vezes falsamente apresentados como distintos ou mesmo antagônicos, Cabral os conceituou como dialeticamente inter-relacionados: “Criar escolas e difundir a educação em todas as áreas libertadas. Selecionar jovens entre 14 e 20 anos, aqueles que tenham completado pelo menos o quarto ano, para continuar sua formação. Opor sem violência todos os costumes preconceituosos, os aspectos negativos das crenças e tradições de nosso povo. Obrigar cada membro responsável e educado de nosso Partido a trabalhar diariamente para o aprimoramento de sua formação cultural”.
Uma parte central do desenvolvimento dessa consciência revolucionária foi o processo de reafricanização. Não se tratava de um apelo ao passado, mas sim de uma forma de recuperar a autodeterminação e construir um novo futuro no País: “Repudiar entre os jovens, principalmente os maiores de 20 anos, a mania de deixar o País para estudar em outro lugar, a ambição cega de se formar, o complexo de inferioridade e a ideia equivocada que leva a crer que quem estuda ou faz cursos se tornará assim um privilegiado em nosso País amanhã”.
Ao mesmo tempo, Cabral se opôs a fomentar a má vontade para com quem havia estudado ou desejava estudar no exterior. Em vez disso, Cabral incentivou uma pedagogia de paciência e compreensão como a abordagem correta para conquistar e fortalecer o movimento.
Por isso Paulo Freire descreve Cabral como um daqueles “líderes que está sempre com o povo, ensinando e aprendendo mutuamente na luta de libertação”. Como pedagogo da revolução, para Freire, a “preocupação constante” de Cabral era a “paciente impaciência com que invariavelmente se entregava à formação política e ideológica dos militantes”.
Este compromisso com o desenvolvimento cultural do povo como parte de uma luta mais ampla pela libertação influenciou seu trabalho educacional nas zonas libertadas. Paulo Freire escreve que também informava “a ternura que demonstrava quando, antes de ir para a batalha, visitava as crianças nas escolinhas, compartilhando suas brincadeiras e sempre tendo a palavra certa para lhes dizer. Ele as chamava de ‘flores da nossa revolução’”.
Vitória atrás de vitória
Embora Cabral tenha sido assassinado antes da vitória, o destino final do colonialismo português já havia sido selado anos antes de sua morte, e ele sabia disso. Por exemplo, em um comunicado divulgado em 8 de janeiro de 1973, apenas 12 dias antes de ser assassinado, Cabral conclui que a situação na Guiné-Bissau "desde 1968 é comparável ao de um Estado independente". Cabral relata que depois que dezenas de observadores internacionais visitaram a Guiné-Bissau, incluindo uma Missão Especial das Nações Unidas, a legitimidade internacional de sua luta liderada pelo PAIGC estava aumentando. Tornou-se irrefutável que: "Vastas áreas foram liberadas do jugo colonial e uma nova vida política, administrativa, econômica, social e cultural está se desenvolvendo nessas áreas, enquanto as forças patrióticas, apoiadas pela população, lutam com sucesso contra os colonialistas para completar a libertação do País".
Com esse conhecimento, Cabral, mais uma vez, denuncia a "obstinação criminal do Governo de Lisboa, que intensifica sua guerra colonial genocida contra os direitos legítimos do nosso povo à autodeterminação, independência e progresso". Defendendo a formação de um novo Estado reconhecido internacionalmente, Cabral argumenta que o povo da Guiné-Bissau, através da liderança do PAIGC, já estava funcionando como tal: "Embora nosso povo tenha possuído há anos instituições políticas, administrativas, judiciais, militares, sociais e culturais — daí um Estado — e sejam livres e soberanos em mais de dois terços do território nacional, eles não têm uma personalidade jurídica a nível internacional. Além disso, o funcionamento dessas instituições no quadro da nova vida em desenvolvimento nas áreas liberadas exige uma participação mais ampla do povo, por meio de seus representantes, não apenas no estudo e solução dos problemas do País e da luta, mas também no efetivo controle das atividades do Partido que as conduz".
Para começar a resolver essa contradição, em 1971 o Partido votou pela realização de eleições gerais nas áreas liberadas "para a constituição da primeira Assembleia Nacional Popular" na Guiné-Bissau. Após oito meses de debate, discussão e divulgação, as eleições foram realizadas com sucesso em 1972 em todas as zonas liberadas.
Vários meses após a eleição, Cabral emitiu outra declaração referindo-se à criação da Assembleia Nacional Popular como "uma vitória de época para a difícil, mas gloriosa, luta do nosso povo pela independência". Ressaltando como foi uma conquista coletiva de unidade e luta, Cabral ofereceu seus "mais calorosos parabéns ao nosso povo".
Ele lembrou ao povo que "uma assembleia nacional, como qualquer órgão em qualquer corpo vivo, deve ser capaz de funcionar para justificar sua existência. Por isso, temos uma tarefa maior a cumprir no âmbito da nossa luta".
Cabral então anunciou que o PAIGC convocaria sua primeira Assembleia Nacional para formalizar sua Constituição proclamando assim ao mundo que eles existem e estão "irrevogavelmente determinados a marchar para a independência sem esperar o consentimento dos colonizadores portugueses".
Sim, Cabral foi morto antes da expulsão final do colonialismo português, mas, em um sentido muito real, ele ainda inaugurou um novo Estado independente.
A educação decolonial de Freire e Cabral em uma Guiné-Bissau libertada
Como pedagogo da revolução, Davidson se refere a Cabral como “um educador supremo no sentido mais amplo da palavra”.
A importância da educação foi elevada a novos patamares por Cabral a cada oportunidade. Portanto, fazia sentido para a Comissão de Educação da Guiné-Bissau recém-libertada convidar o maior especialista do mundo em abordagens descoloniais da educação, Paulo Freire, para participar do desenvolvimento de seu sistema de educação.
Paulo Freire fazia parte de uma equipe do Instituto de Ação Cultural do Departamento de Educação do Conselho Mundial de Igrejas. Sua tarefa era ajudar a erradicar o resíduo colonial que restou como consequência de gerações de educação colonial destinadas a desafricanizar o povo. Assim como o modelo capitalista de educação terá que ser substituído ou severamente refeito, o modelo colonial de educação teve que ser desmontado e reconstruído novamente.
Segundo Freire: “A educação colonial herdada tinha como um dos seus principais objetivos a desafricanização dos nacionais. Foi discriminatório, medíocre e baseado no verbalismo. Não poderia contribuir em nada para a reconstrução nacional porque não foi constituída para este fim”.
O modelo colonial de educação foi projetado para fomentar um sentimento de inferioridade na juventude. A educação colonial com resultados predeterminados busca dominar os alunos tratando-os como se fossem objetos passivos. Parte desse processo foi negar a história, cultura e línguas do povo. Da forma mais cínica e perversa, a escola colonial transmitia a mensagem de que a história dos colonizados realmente só começava “com a presença civilizadora dos colonizadores”.
Na preparação para a visita, Freire e sua equipe estudaram as obras de Cabral e aprenderam o máximo possível sobre o contexto. Refletindo sobre um pouco do que aprendeu com Cabral, apesar de nunca o ter conhecido, Freire diz o seguinte: “Com Cabral, aprendi muitas coisas… Mas aprendi uma coisa que é necessária para o educador progressista e para o educador revolucionário. Eu faço uma distinção entre os dois: para mim, um educador progressista é aquele que trabalha na sociedade de classes burguesas como a nossa, cujo sonho vai além de apenas melhorar as escolas e o que precisa ser feito. E vai além porque o que sonham é com a transformação radical de uma sociedade burguesa de classes em uma sociedade socialista. Para mim, este é um educador progressista. Considerando que um educador revolucionário, a meu ver, é aquele que já se encontra situado em um nível muito mais avançado, tanto social quanto historicamente, dentro de uma sociedade em processo ”.
Para Freire, Cabral foi certamente um educador revolucionário avançado. Rejeitando a predeterminação e o dogmatismo, a equipe de Freire não construiu, antes de ir para a Guiné-Bissa, planos de aula ou programas para serem impostos ao povo.
Ao chegar no País, Freire e seus colegas continuaram a ouvir e discutir o que aprenderam com as pessoas. Somente aprendendo sobre o trabalho educacional do Governo revolucionário eles poderiam avaliá-lo e fazer recomendações. A orientação, isto é, não pode ser oferecida fora da realidade concreta do povo e de sua luta. Esse conhecimento não pode ser conhecido ou construído sem a participação ativa dos alunos como um coletivo.
Freire tinha consciência de que a educação que estava sendo criada não poderia ser feita “mecanicamente” e deveria ser formulada pelo “projeto da sociedade a ser criada”. Embora Cabral tenha sido assassinado, seus escritos e sua liderança ajudaram na criação de uma força com a clareza política necessária para conter a resistência emergente daqueles que ainda carregavam a velha ideologia.
Por meio deste processo, os líderes revolucionários encontrariam professores “capturados” pela velha ideologia que trabalhavam conscientemente para minar a nova prática decolonial. Outros, no entanto, também conscientes de que haviam sido capturados pela velha ideologia, ainda assim se esforçavam para se libertar dela. O trabalho de Cabral sobre a necessidade da classe média, incluindo os professores, cometer suicídio de classe, foi instrutivo. A classe média tinha duas opções: trair a revolução ou cometer suicídio de classe. Esta escolha permanece verdadeira hoje, mesmo nos EUA.
O trabalho para construir um sistema de educação reconstituído já estava em andamento durante a guerra nas zonas libertadas. O desafio pós-independência era melhorar tudo o que havia sido realizado em áreas que foram liberadas antes do fim da guerra. Nessas áreas libertadas, concluiu Freire, os trabalhadores, organizados através do Partido, “tomaram nas mãos a questão da educação” e criaram “uma escola de trabalho, intimamente ligada à produção e dedicada à formação política dos educandos”.
Ao descrever a educação nas zonas libertadas, Freire afirma que ela “não só expressou o clima de solidariedade induzido pela própria luta, mas também o aprofundou. Encarnando a presença dramática da guerra, buscou o passado autêntico do povo e se ofereceu para o seu presente”.
Depois da guerra, o Governo revolucionário decidiu não fechar as escolas coloniais restantes enquanto um novo sistema estava sendo criado. Em vez disso, eles “introduziram algumas reformas fundamentais capazes de acelerar as transformações radicais”. Por exemplo, os currículos que estavam saturados de ideologia colonialista foram substituídos. Os alunos, portanto, não aprenderiam mais a história da perspectiva dos colonizadores. A história da luta de libertação contada pelos ex-colonizados foi um acréscimo fundamental.
No entanto, uma educação revolucionária não se contenta em simplesmente substituir o conteúdo a ser consumido passivamente. Em vez disso, os alunos devem ter a oportunidade de refletir criticamente sobre seu próprio processo de pensamento em relação às novas ideias. Para Freire, esse é o caminho pelo qual os sujeitos passivos da doutrinação colonial começam a se tornar sujeitos mais ativos da decolonialidade.
A avaliação aqui não poderia ter sido mais significativa. O que estava potencialmente em jogo era o sucesso da revolução e da vida de milhões. Esta é uma lição relevante para todos os revolucionários que devem avaliar continuamente seu trabalho, sempre lutando por melhorias. Desta forma, ficou claro para Freire que eles não devem expressar "euforia incontida diante do bom trabalho nem negatividade em relação aos erros"
A partir de sua avaliação, Freire e sua equipe procuraram “ver o que realmente estava acontecendo nas limitadas condições materiais que sabíamos que existiam”. O objetivo claro era, portanto, “descobrir o que poderia ser feito de melhor nessas condições e, se isso não fosse possível, pensar em formas de melhorar as próprias condições”.
O que Freire e sua equipe concluíram foi que “os alunos e trabalhadores estavam engajados em um esforço preponderantemente criativo”, apesar dos muitos desafios e poucos recursos materiais. Ao mesmo tempo, caracterizaram “os erros mais evidentes” que observaram como resultado da “impaciência de alguns dos professores que os levou a criar as palavras em vez de desafiar os alunos a fazê-lo por si próprios”.
Desde o início, Cabral desempenhou um papel tão central na construção que, através deste processo de avaliação, melhorou-se o que havia de bom nas escolas e corrigiu-se o que estava errado. Como pedagogo da revolução, Cabral “aprendeu” com o povo e “ensinou-o na práxis revolucionária”.
O trabalho e a prática de Freire inspiraram o que se tornou um movimento pedagógico crítico mundial. Cabral é uma influência centralmente importante, embora em grande parte não reconhecida, desse movimento. A atenção à decolonialidade ocupa uma das mais excitantes e relativamente recentes arestas de corte da educação crítica, o que exige um retorno mais aprofundado a Cabral.
Refletindo sobre as contribuições de Cabral para a teoria e a prática decolonial uma década depois de seu tempo na Guiné-Bissau, Freire, como Cabral antes de sua morte, continuou a insistir que, "precisamos descolonizar a mente porque, se não o fizermos, nosso pensamento estará em conflito com o novo contexto que evolui da luta pela liberdade".
No último livro escrito antes de sua morte, intitulado "Professora Sim, Tia Não — Cartas a Quem Ousa Ensinar" (1993), a influência de Cabral sobre Freire parece ter permanecido central, pois ele insistiu que o livro era “importante para lutar contra as tradições coloniais que trazemos conosco”.
À medida que o movimento socialista e antirracista nos EUA continua a crescer em tamanho e sofisticação política, as lições educacionais da era das lutas socialistas anticolonial também crescerão em relevância.
Comentários
Postar um comentário