ATILIO BORON: Xiomara Castro inaugura uma nova era em Honduras

 


        A vitória esmagadora de Xiomara Castro nas eleições presidenciais hondurenhas encerra um mês politicamente excepcional de Nuestra América. A eleição chilena ainda está pendente, mas o triunfo da candidata do LIBRE tem um significado e transcendência que excede em muito a esfera centro-americana e é projetado em uma escala continental. Sua façanha foi a recompensa por doze duros anos de militância nos quais ela e seu marido, o ex-Presidente deposto Manuel “Mel” Zelaya, fizeram campanha incansável para construir uma alternativa às marionetes que Washington conseguiu impor em Honduras após a destituição de Zelaya em 28 de junho de 2009.
        Este foi o primeiro “golpe suave ou institucional” que o Governo dos EUA colocou em prática na região e, talvez, a certidão de nascimento do lawfare como uma prática de perseguição política e destituição. Desde então tem sido usado para proscrever — ou pelo menos impedir — a presença de líderes populares na América Latina. Em 2012, a vítima foi Fernando Lugo no Paraguai e, em 2016, Dilma Rousseff. Muitos outros são vítimas desta invenção nefasta norte-americana: Lula, Evo, Correa, Cristina, Glas, Rivadeneira, Patiño, etc., e a lista não para. Não foi por acaso que em ambos os países — Paraguai e Brasil — e nesses momentos precisos, a embaixadora americana era a mesma: Liliana Ayalde.
        O pecado de Zelaya? Ter incorporado seu país à ALBA, fortalecer os laços com a Venezuela bolivariana e querer consultar os cidadãos sobre se queriam ou não que uma Assembleia Constitucional fosse convocada. O que se seguiu foi a resistência obstinada de Zelaya e Xiomara, depois o exílio e a perseguição implacável, à medida que o País se convertia em uma terra de pobreza e violência. Washington impôs, através de eleições fraudulentas, dois peões: Porfirio Lobo Sosa e Juan Orlando Hernández, o hipercorrupto, segundo a Justiça dos EUA e a opinião das segundas linhas do Departamento de Estado — apesar de Barack Obama, Donald Trump e Joe Biden terem continuado a admiti-lo como um dos líderes democráticos da região. Mais de trinta mortes em protestos populares marcaram a reeleição de Hernández para a Presidência em 2017. Parece que Almagro não ouviu falar disso; nem seus mestres em Washington. Mas Xiomara não desistiu de lutar.
        Dessa forma, a situação adquire o mérito histórico de ter varrido a máfia política entrincheirada em Honduras com a bênção da Casa Branca. E ela o fez nas eleições com o maior comparecimento às urnas na história de Honduras (cerca de três milhões e meio de eleitores), o que a tornou a Presidente mais votada em seu país e também a que atraiu os jovens desencantados, cerca de dois milhões no total, às urnas. O seu avanço arrebatador também liquidou, esperançosamente para sempre, o arcaico bipartidarismo liberal-conservador que ainda atormenta a Colômbia, e pôs fim a um dos mais descarados narcogovernos da América Latina e do Caribe, sustentado contra todas as probabilidades por sucessivos presidentes dos EUA.
        Amanhece em Honduras, o que não é pouca coisa. Mel foi reivindicado por sua parceira de toda a vida; e ela, Xiomara, mostrou talento e coragem — sim, “coragem”, porque sem estes não se pode fazer política — que a tornam uma referência inevitável nos novos ventos que estão varrendo a região. Como latino-americano, só posso enviar-lhe meus sinceros agradecimentos por sua batalha épica.


Comentários