PEPE ESCOBAR: A palhaçada do OTANistão

 


        A histeria americana sobre a “iminente” invasão russa da Ucrânia explodiu cada estupidômetro geopolítico em vista — e isso é um feito e tanto.
        Que bagunça. Fatias do Deep State dos EUA estão em revolta aberta contra a combinação que controla o Boneco de Pano que se faz passar por POTUS. O eixo neocon-neoliberal está ansioso por uma guerra — mas não tem ideia de como vendê-la a uma opinião pública imensamente fragmentada.
        O UKUS, que de fato controla o esquema de espionagem Five Eyes, se sobressai apenas em propaganda. Portanto, no final, cabe ao eixo de inteligência CIA-MI6 e sua vasta rede de chihuahuas da mídia estimular o Medo e Ódio ad infinitum.
        Os russófobos norte-americanos acham que a ThinkTanklandia apreciaria muito uma “invasão” russa, sem mais nem menos, e não daria a mínima à inevitável trovoada na Ucrânia. O problema é que a Casa Branca — e o Pentágono — devem “intervir”, com força; caso contrário, isso representará uma perda catastrófica de “credibilidade” para o Império.



Então, o que estas pessoas querem? 

        Querem provocar Moscou por todos os meios disponíveis para exercer a “agressão russa”, resultando em uma guerra rápida e relâmpago que será uma highway to hell para a Ucrânia, mas com zero baixas para a OTAN e o Pentágono.
        Então o Império do Caos vai culpar a Rússia; desencadear um tsunami de novas sanções, especialmente financeiras; e tentar fechar todos os laços econômicos entre a Rússia e a OTAN.
        A realidade impõe que nada do que foi dito acima vai acontecer.
        Todos os expoentes da liderança russa, começando pelo Presidente Putin, já deixaram claro, repetidamente, o que acontecerá se os ucrano-dementes iniciarem uma blitzkrieg sobre o Donbass: A Ucrânia será impiedosamente esmagada — e isso se aplica não apenas à gangue etnofascista de Kiev. A Ucrânia deixará de existir como um Estado.
        O Ministro da Defesa Shoigu, por sua vez, encenou todo tipo de persuasão não exatamente branda, mostrando os bombardeiros Tu-22M3 ou Tu-160 White Swan.
        O inestimável Andrei Martyanov explicou de forma conclusiva, uma e outra vez, que “a OTAN não tem forças não apenas para ‘contra-atacar’ qualquer coisa que a Rússia faça, mas mesmo que quisesse, ainda não tem meios para travar uma guerra com a Rússia”.
        Martyanov observa, “não há nada no arsenal dos EUA agora e no futuro próximo que possa interceptar algo em Mach .9-10+, muito menos M=20-27. Essa é a questão. O mesmo método analítico se aplica a uma situação de Erro 404. A única coisa que os EUA (OTAN) podem esperar é provocar de alguma forma a Rússia na invasão deste buraco de país e depois obter todo o SIGINT que puder quando a C4ISR da Rússia entrar no modo de combate total”.
        Tradução: tudo que o Império do Caos e sua subsidiária da OTAN tentarem em Donbass, direta ou indiretamente, a humilhação fará com que a “retirada” do Afeganistão pareça um jantar no Casa Gucci.
        Ninguém deveria esperar os fantoches ignorantes da OTAN — começando pelo Secretário-Geral Stoltenberg — para entender os interesses militares. Afinal, estas são as mesmas marionetes que estão construindo uma situação que pode acabar deixando Moscou com uma única e dura escolha: estar pronto para lutar uma guerra quente em escala real na Europa — que pode se tornar nuclear em um piscar de olhos. E estão prontos.



Tudo tem a ver com Minsk

        Em uma realidade paralela, “intromissão no 404” — uma deliciosa referência de Martyanov a um buraco infernal que é pouco mais do que um erro informático — é uma história totalmente diferente. Isso se encaixa perfeitamente na ética juvenil americana.
        Pelo menos alguns dos adultos na sala selecionados estão conversando. Burns da CIA foi a Moscou para tentar extrair alguma garantia de que, caso as Forças Especiais da OTAN fossem apanhadas — no estilo Debaltsevo 2015 — as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, com a ajuda da Rússia, poderiam escapar.
        Seu interlocutor, Patrushev, disse a Burns — diplomaticamente — para desaparecer.
        O chefe do Estado-Maior, General Valery Gerasimov, teve um telefonema com o presidente do Estado-Maior Conjunto, General Mark Milley, ostensivamente para assegurar, em Pentágonês, “a redução do risco e o ‘desconflito’ operacional”. Nenhum detalhe substancial foi divulgado.
        Resta saber como este “des-conflito” acontecerá na prática quando o ministro da Defesa Shoigu revela que os bombardeiros com capacidade nuclear dos EUA tem praticado, em seus países da Europa Oriental, “sua capacidade de usar armas nucleares contra a Rússia”. Shoigu discutiu isso em detalhes com o Ministro da Defesa chinês Wei Fenghe: afinal, os americanos certamente farão a mesma proeza contra a China.
        A causa raiz de todo esse drama é flagrante: Kiev simplesmente se recusa a respeitar o Acordo de Minsk de fevereiro de 2015.
        Em resumo, o acordo estipulava que Kiev deveria conceder autonomia ao Donbass através de uma emenda constitucional, referida como “status especial”; emitir uma anistia geral; e iniciar um diálogo com as Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk.
        Ao longo dos anos, Kiev cumpriu exatamente zero compromisso — enquanto a proverbial máquina de mídia do OTANistão batia incessantemente a opinião global com notícias falsas, elaborando narrativas de que a Rússia estava violando o que foi acordado. A Rússia não é sequer mencionada no acordo.
        Na verdade, Moscou sempre respeitou o Acordo de Minsk — o que se traduz em relação ao Donbass como parte integrante e autônoma da Ucrânia. Moscou tem zero interesse em promover um golpe em Kiev.
        Esta charada chegou a um ponto que — diplomaticamente — é bastante inédito: O ministro das Relações Exteriores Sergey Lavrov perdeu sua paciência taoísta.
        Lavrov foi obrigado, dadas as circunstâncias, a publicar 28 páginas de correspondência entre Moscou, por um lado, e Berlim e Paris, por outro, evoluindo em torno da preparação de uma reunião de alto nível sobre a Ucrânia.
        Moscou, de fato, pediu que um dos pontos centrais do acordo fosse implementado: um diálogo direto entre Kiev e Donbass. Berlim e Paris disseram que isso era inaceitável. Portanto, sim: ambos, para todos os fins práticos, destruíram o Acordo de Minsk. A opinião pública em todo o OTANistão não tem a menor ideia de que isto realmente aconteceu.
        Lavrov não pôs em causa suas palavras: “Estou certo de que você entende a necessidade deste passo não convencional, porque é uma questão de transmitir à comunidade mundial a verdade sobre quem está cumprindo, e como, as obrigações sob o direito internacional que foram acordadas ao mais alto nível”.
        Portanto, não é de admirar que a liderança em Moscou tenha concluído que é uma absoluta perda de tempo falar com Berlim e Paris sobre a Ucrânia: eles mentiram, enganaram — e depois culparam a Rússia. Esta “decisão” a nível da União Europeia reflete fielmente a campanha da OTAN de acender as chamas da iminente “agressão russa” contra a Ucrânia.



Guerreiros de sofá, uni-vos!

        Em todo o território da OTAN, a estupidez da marca registrada da ThinkTanklandia dos EUA reina inabalável, congregando inúmeros acólitos vomitando os pontos de divergência: “implacável subversão russa”, Putin “bandido”, “intimidação” da Ucrânia, russos como “predadores”, e tudo agora aliado à “guerra da China faminta de poder contra os valores ocidentais”.
        Alguns britânicos, de forma distorcida, conseguiram resumir a impotência geral — e a insignificância — ao pintar a Europa como vítima, “uma ilha democrática sitiada em um mundo anárquico, que uma maré crescente de autoritarismo, impunidade e quebra de regras internacionais ameaça inundar”.
        A resposta dos ministros da Defesa da OTAN é criar uma bússola estratégica — essencialmente um esquema anti-Rússia-China — completada com “forças de intervenção rápida”. Liderado por quem, General Macron?
        Na situação atual, o pobre OTANistão está soluçando incontrolavelmente, acusando aqueles hooligans russos – monstros assustadores (scary monsters), para citar David Bowie — de encenar um teste de mísseis anti-satélite e assim “desprezar as preocupações de segurança europeias”.
        Algo deve ter se perdido na tradução. Então, eis o que aconteceu: A Rússia demonstrou conclusivamente que é capaz de obliterar todos e cada um dos satélites da OTAN e cegar “todos os seus mísseis, aviões e navios, sem mencionar as forças terrestres”, caso decidam materializar suas idéias belicistas.
        Obviamente, aqueles palhaços guerreiros de sofá da OTAN, surdos, mudos e cegos — recém-saídos de sua “performance” afegã — não entenderão a mensagem. Mas o OTANistão, de qualquer maneira, nunca foi acusado de ser parcial em relação à realidade.


Comentários