RAFAEL AGACINO: Chile aliviado, nem fascismo nem comunismo, muito pelo contrário




        Quem disse terror? Domingo à noite, em meio às parabenizações públicas entre Boric e o “Presidente” Piñera, entre Boric e José Antonio Kast e entre os personagens da elite — as duas direitas e os señoritos das FA — o medo se dissipou de uma vez, e em menos de meia hora, não havia nem o espectro do fascismo nem o fantasma do comunismo. A República havia sido salva.

        Uma grande operação de mídia que conseguiu atrair um adicional de 5% dos eleitores, sobretudo dos setores populares, que gritavam sem restrições seus anseios nas ruas, assim como os setores médios, embora num tom um pouco mais moderado, alegraram-se, dando um ar de legitimidade ao sistema político e sua institucionalidade eleitoral. Notável.

        Se não fossem as camadas capturadas pelo medo, que votaram sem convicção e mesmo com náuseas — uma boa parte desses 5 pontos percentuais adicionais — e um contingente que pedia explicitamente ao povo para não votar, diria-se que o potencial da Revolta que passou já havia sido definitivamente anulado. Mas não; mesmo que estejamos apenas no início de um grande trabalho de restauração.

        Agora vem a negociação, composição e duração do primeiro gabinete de Boric, especialmente à luz do boicote aos transportes de ontem, como uma antecipação das táticas ameaçadoras que o capital pode ensaiar para conseguir um gabinete amigável, porque se não, já sabemos: greve de investimentos, especulação do dólar, fuga de capitais, apagões de redes digitais, paralisação do comércio etc. O capital funcionará para obter não apenas a linguagem, mas também as intenções um pouco mais acomodadas do que o que o agora Presidente eleito já fez para o segundo turno. E sabemos que Boric — não importa o quanto ele tente — não tem a estatura política de Allende para resistir às ameaças do capital criollo, muito menos as do imperialismo…

        Talvez ele capitule, primeiro na política externa — decepcionando o progressismo latino-americano que o elegeu — e depois na política interna, e em seguida nos diga de repente em rede nacional que estava errado e que correntes são realmente necessárias para impor a ordem, e este Gabriel mude para aquele outro Gabriel, o González Videla, desta vez o do século XXI. Na falta de uma guerra fria, talvez o conflito Wallmapu seja a desculpa para pegar a espada, obter o reconhecimento das Forças Armadas e da Polícia para inaugurar a nova temporada de repreensões e punições para o povo. É certo: legitimar a lei antibarricada e negar um indulto geral aos presos políticos da revolta não é o mesmo que impor uma nova “lei maldita” e desencadear a repressão sobre o povo, mas quem sabe?

        Em outro registro paralelo, a direita se recuperou com relação aos resultados eleitorais do plebiscito: subiu de 22% para 44% dos votos com uma taxa de participação crescente e o fez em torno da direita bruta, enquanto ao mesmo tempo, a direita concertacionista também foi recomposta sob a ala do señorito. Olhando para o próximo mês de março, a substituição de Piñera por um governo legitimado, uma Convenção Constituinte com novas lideranças e tarefas, e mais uma vez um povo entusiasmado, são razões mais do que suficientes para afirmar que o sistema político deu, pelo menos temporariamente, um novo sopro de vida. Somente o Parlamento será um campo de batalha difícil.

        E esta é uma das chaves para a saída da crise política precipitada pela Revolta de Outubro de 2019, pois, mais uma vez, setores significativos do povo serão objetivamente expropriados de seu protagonismo ao cederem de volta ao sistema, e subjetivamente domesticados por ilusões e esperanças infundadas. A atmosfera de emoções expressas por homens e mulheres populares nas ruas, quase em lágrimas, é surpreendente… cenas similares a quando Bachelet — a primeira mulher presidente, uma mulher separada e vítima de violações dos direitos humanos — ganhou, ou no dia seguinte ao plebiscito de 1988, quando muitos abraçaram membros do Exército e da Polícia. Quanto tempo durará esta nova história? 30 anos?

        Dificilmente. Porque, infelizmente, estes grupos majoritários estarão mais uma vez frente a frente com a dura realidade. E aqueles de nós que têm estado lutando pela constituição do Povo como sujeito político, alheio a todo cinismo, só podem ajudar a estilhaçar e afugentar o ilusionismo, intensificar os apelos para se erguer e resistir à cooptação, ao desarme e à repressão como temos resistido coletivamente desde a transição até hoje.

        Com este resultado eleitoral, o fim do período (político) por cima, enquanto na parte inferior a resistência claudica, hesitante e insegura, com o perigo de que as frentes populares de ruptura cheguem ao plebiscito de saída outra vez resignadas à lógica do mal menor ou vulneráveis à chantagem dos de cima que, com Boric à frente, forçarão o Povo a aceitar o que a Convenção Constituinte oferecer ou “continuar com a constituição de Pinochet”.

        Mas temos condições mais propícias para que isso não aconteça: pelo menos desde outubro de 2019, as camadas populares têm sido tendencialmente politizadas. Parte desses 5% adicionais que saltaram da abstenção para uma votação forçada pela situação, juntamente com as frações da abstenção ativa, constituem uma reserva mínima para uma linha de frente capaz de sustentar o espírito rebelde daquela grande revolta popular que houve em outubro. Há um novo patrimônio de organizações e coletivos, equipado com a experiência e a memória das lutas populares recentes, um patrimônio que problematiza, aprende, ensaia, enuncia verbos e oferece caminhos.

        Sabemos que essas forças são frágeis, mas assim são mais por causa da dispersão e distanciamento artificial do que por conta de seus números. A tarefa é lutar inteligente e generosamente por sua convergência, sua unidade, para superar o sectarismo e unir vontades. E não apenas para enfrentar a crise política em curso e suas soluções de cima para baixo, mas também para deter a dinâmica atual de um capitalismo que nos leva ao suicídio coletivo e se tornou um imperativo ético inevitável em nossas vidas.


Comentários