MARINELLA MONDAINI: Putin tomou a decisão

 


        Putin tomou a decisão. A paciência acabou totalmente. Só mais um pouco e a Rússia estará sob o fogo direto dos loucos ocidentais. “Não temos para onde recuar”, disse Putin recentemente. Agora encurralado, não lhe resta nem um centímetro para se retirar. A intenção do Ocidente é destruir a Rússia. É tão claro como o dia. Após três rodadas de negociações, o cheiro de pólvora está cada vez mais no ar. As conversações entraram num beco sem saída, ninguém, nem a OTAN, nem os EUA, nem a Rússia, quer ceder. A situação é crítica porque quando os diplomatas não conseguem chegar a um acordo, significa que os tanques vão avançar.

        O contato dos diplomatas russos com os diplomatas americanos e da OTAN ocorreu por vontade e ordem de Putin, como Lavrov deixou claro, não porque Putin esteja convencido de que o diálogo conduzirá a qualquer resultado, mas porque primeiro é necessário começar com a tentativa de regulação política, ou seja, com o diálogo, explicando diplomaticamente às partes como estão as coisas. A honra do chefe de Estado requer, antes de tudo, o método diplomático, mesmo que as probabilidades sejam escassas. Os diplomatas russos revelaram que durante uma hora e meia tiveram de explicar e reexplicar a posição da Rússia. Em suma, a situação atual não é mais tolerável e aceitável, é urgente que seja alterada, ou diplomaticamente, ou recorrendo a outros métodos, desde o técnico até ao militar.

        A Rússia não revela mais do que isso. Putin havia dito que depende das propostas que recebe dos militares russos, a Rússia não explica o que fará em caso de recusa, também para não criar a ideia errada de que a Rússia está ameaçando. A Rússia não é ameaçadora, simplesmente tomou consciência da inaceitabilidade da situação e do perigo iminente, por isso propõe conversações pacíficas para chegar a acordos, propõe “todo um pacote de acordos e não um menu de escolhas”. Caso contrário, tomará as suas medidas defensivas, empregando métodos enérgicos. Por isso é sempre melhor concordar mais cedo do que mais tarde. Mas qual é a reação do Ocidente? O Ocidente tem medo. Tem medo e tenta esquivar-se ao golpe, ou seja, evitar negociações. Toda a epopeia ucraniana dos últimos dias foi totalmente inventada para tentar mudar o foco das negociações para o problema da Ucrânia, livrando-se assim das reivindicações russas e escapando dos acordos sobre a Ucrânia. O Ocidente não compreende a seriedade das intenções da Rússia.

        Isso explica a louca corrida dos últimos dias em lançar contra a Rússia uma infinidade de acusações, ameaças e outras sanções de todo o tipo, pelas quais vários políticos e órgãos de imprensa nos EUA tomaram a palavra. Washington parece estar seriamente convencido de que a Rússia está atacando a Ucrânia, e há três dias os democratas apresentaram ao Congresso um pacote de sanções, ainda por finalizar, que incluem até sanções “pessoais” contra Putin e o ministro da Defesa, Serguei Shoigu, e “só por precaução” também contra os seus “bens estrangeiros”.

        A CNN e o NYT informaram que “os EUA estão na posse de informações e dados sobre a preparação de Moscou para provocações sob bandeira estrangeira” — em palavras concretas: operações secretas no leste da Ucrânia. “A Rússia está fabricando um motivo para a invasão”, disse o conselheiro de Segurança do Presidente dos EUA, Jack Sullivan. O Kremlin respondeu prontamente: “São palavras vazias, não comprovadas por fatos”.

        Pode-se comentar que evidentemente só o Ocidente está autorizado a inventar razões falsas para invadir outros países!

        Victoria Nuland, famosa por liderar o Golpe em Kiev em 2014, conhecida por sua astúcia na divulgação de mentiras (ela também participou ativamente na divulgação do falso dossiê contra Trump) contou ontem a existência de 18 cenários de sanções contra a Rússia, preparadas pelos EUA, no caso da Rússia atacar a Ucrânia. Nuland salientou que não pretende revelar os detalhes destes 18 cenários, “simplesmente”, salientou enfaticamente, “nós e os nossos aliados estamos preparados para dar à Rússia uma dor muito forte, e também muito rapidamente se a Rússia atacar a Ucrânia sob qualquer forma”.

        Depois, porém, teve de admitir numa entrevista ao Financial Times que sobre o provável ataque russo à Ucrânia “não há provas concretas, mas tudo é possível, dada a forma como a Rússia se comporta em todo o mundo”. E isso seria conversa séria de alguém que ocupa a Presidência da Vice-Secretaria de Estado norte-americana?

        A Rússia está bem ciente do fato de que os EUA destruíram o sistema de segurança europeu e está agora tentando destruir a ONU, impondo as suas próprias regras ao mundo.

        A Rússia exige que a sua segurança seja respeitada e a segurança de toda a Europa salvaguardada, pois os criminosos arriscam-se a trazer a guerra para a Europa.

        Os dois documentos apresentados pela Rússia, um aos Estados Unidos e o outro à OTAN, prevêem a exclusão do alargamento da Aliança Atlântica a leste, a cessação da atividade militar nas antigas Repúblicas da União Soviética, a rejeição do posicionamento de mais armamentos na Europa, a remoção de todo o armamento nuclear americano da Europa — tudo garantido por escrito. Na prática, a OTAN deve fazer as malas e regressar à sua demarcação de 1997, ou seja, não deve instalar mais tropas e armas na Europa do que havia até 27 de maio de 1997; não deve posicionar mísseis terrestres de médio e curto alcance em regiões a partir das quais é possível atacar o outro lado; e não deve realizar exercícios em grande escala na zona fronteiriça acordada. Os EUA e a OTAN devem parar de conduzir atividades militares na Ucrânia e em outros países da Europa Oriental, do Cáucaso e da Ásia Central.

        O Kremlin pede o fim da cooperação militar da OTAN com os antigos países soviéticos e a proibição da instalação de bases nos seus territórios, a fim de excluir todos os Estados da Europa Oriental do bloco. Não incluir a Ucrânia e a Geórgia na OTAN é o principal – “isso NUNCA e NUNCA deve acontecer”, repetiu o vice-ministro das Relações Exteriores, Serguei Ryabkov, com uma voz firme. Além disso, a Rússia propõe-se aperfeiçoar o mecanismo de prevenção a acidentes nos mares Báltico e Negro.

        Agora o mundo se pergunta se, em caso de impossibilidade de acordo, a Rússia não tenciona animar os Estados Unidos com o seu armamento, levando mísseis para Cuba e Venezuela, ou começar a fazer o mesmo que os americanos têm feito ao longo dos anos com a Rússia, criando um cerco.

        Entretanto, o tempo está passando e a Rússia quer uma resposta escrita “compreensível” e juridicamente vinculativa dos EUA e da OTAN no prazo de uma semana.

        Como disse o porta-voz de Putin, Dmitrij Peskov, o nível de tensão na fronteira com a Ucrânia é excessivamente elevado, a segurança da Rússia está em jogo, é urgente que cheguemos a um acordo. Lembro-me que durante a recente conferência de imprensa de Putin, em tons nunca antes ouvidos, o Presidente russo respondeu ao jornalista de um jornal ocidental: “É o Ocidente que nos deve dar garantias de segurança, e não o contrário! Tem de nos dá-las agora e imediatamente!”.

        Na Rússia, eles compreendem bem que a Ucrânia poderia envolver-se em provocações armadas nas duas Repúblicas do Donbass para desencadear uma reação da Rússia — por outras palavras, os EUA estão pressionando a Ucrânia a travar uma guerra contra a Rússia. Como é que a estão empurrando isso? Através de mentiras, mentiras sem vergonha, que até a imprensa italiana está espalhando na Itália, segundo as quais os soldados de Putin já estão presentes no Donbass para pôr em prática atos de sabotagem. Uma campanha jornalística de demonização e desinformação, na qual a Rússia é retratada como o monstro que está prestes a invadir e atacar a Ucrânia. Estas são as tecnologias que sempre foram utilizadas pelos americanos para virar a realidade de pernas para o ar — a Rússia, que há muito tempo tenta chegar a um acordo com os americanos para proteger a Europa de uma possível guerra — é apresentada ao contrário, como um país que quer “dominar os seus vizinhos” e atacar a Ucrânia. As mentiras que mudam o mundo. Recordamos bem alguns dos precedentes: por exemplo, como a Guerra do Vietnã começou — com os americanos bombardeando os seus próprios aviões; ou o famoso frasco de farinha de Colin Powell para atacar o Iraque...

        Mas a Rússia nunca teve qualquer intenção de fazer guerra contra a Ucrânia, Putin sempre disse, é “uma loucura” matar os próprios irmãos — basta dizer que nestes oito anos de Guerra no Donbass, apesar de tudo, Putin nunca enviou tanques contra os ucranianos.

        Enquanto isso, o Ocidente participa ativamente da Guerra no Donbass, a prova é que existem centenas de instrutores militares americanos, britânicos etc. na Ucrânia. Há anos que enchem a Ucrânia de armamentos, que são depois utilizados no Donbass para matar. Essa é outra linha vermelha para Moscou. A Rússia já não aceita a política de “porta aberta” da OTAN, apesar da OTAN não desistir. Outra linha vermelha é a construção de duas bases militares na Ucrânia pela Grã-Bretanha, que concluiu acordos militares com o irresponsável Governo ucraniano, sempre pronto a se vender ao Ocidente.

        Os EUA e a OTAN, tentando evitar lidar com o problema da segurança da Rússia, também se depararam com outro: “no caso de um agravamento da guerra em Donbass, a OTAN está pronta a incluir mais dois Estados, a Finlândia e a Suécia, que satisfazem os requisitos da Aliança Atlântica” [...] “Se eles solicitarem a adesão, a OTAN os aceitaria imediatamente, sem quaisquer problemas”, disse o antigo secretário-geral da OTAN Anders Fogh Rasmussen. Em Moscou, o senador Aleksei Pushkov reagiu salientando que a posição oficial desses dois países não demonstra de modo algum uma intenção de aderir à OTAN. Por outras palavras, o jogo jogado pelos EUA e pela OTAN, conscientes do fato de que a Rússia exige que retirem bases militares mesmo da Polônia e da Romênia, é a chantagem — você quer isso e nós respondemos colocando bases em dois outros países que estamos tomando, a Suécia e a Finlândia, será que isso não está bem? Então ficamos como estávamos e você não corre o risco de ter mais dois países com mísseis apontados para si. Esta é basicamente a essência dos movimentos dos EUA.

        Mas a Rússia não tem a intenção de se comprometer e agirá com firmeza. A Rússia está cansada — “eles estão fartos”, disse Putin a certa altura durante o encontro com os militares, “eles nos têm enganado desde os anos 90, só mentiram e nos enganaram”.

        Sombrio no rosto, tons e palavras duras, um Putin que nunca vi.

        “A Rússia demora a atrelar os cavalos, mas quando sai, sai muito depressa” — diz o provérbio russo e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Lavrov, mencionou-o, acrescentando que “agora é tempo de ir”.

        Resta a esperança ditada pelo fato de hoje no establishment americano haver algumas pessoas com algum bom senso, que perceberam que não podem evitar o diálogo com a Rússia e encontrar fórmulas de compromisso, porque os americanos só podem aprovar aquelas ações que não podem impedir, porque perceberam que a Rússia terá o que quer e estão também conscientes de que não podem entrar em guerra com ela. Eles não estão à altura.

        Trinta anos se passaram desde o fim da Guerra Fria. A queda do Muro de Berlim, o fim da divisão Leste-Oeste na Europa e a queda da União Soviética haviam gerado grandes esperanças, de uma nova ordem política e um sistema de segurança numa comunidade euro-atlântica unida e livre. A Rússia, os Estados Unidos e os países europeus deveriam tornar-se parte dessa comunidade, unidos por valores comuns, e infelizmente isso não foi conseguido.

        Há trinta anos — desde a desintegração da União Soviética — que a Rússia tolera e recua, observa, tolera, sofre e recua. Agora é a hora de acertar as contas as contas com o Ocidente.


Comentários